A Polícia Militar do Pará desempenha um trabalho excepcional, apresentando resultados significativos na redução dos índices de criminalidade no Estado. Um destaque recente refere-se aos meses de outubro e novembro de 2024, que empataram no ranking da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), sendo os melhores meses desde janeiro de 2010.
O mês de dezembro começou seguindo esse padrão, com o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), unidade integrante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), realizando duas ações no último domingo (1), no município de São Geraldo do Araguaia.
Durante a madrugada, uma guarnição foi acionada por moradores que relataram uma briga entre dois indivíduos. A equipe deslocou-se até o local indicado, onde encontrou um dos envolvidos sendo contido por cidadãos que estavam no local, enquanto o segundo fugiu.
Os militares realizaram a busca pessoal, que resultou na apreensão de seis papelotes de substância análoga à cocaína. O indivíduo abordado informou à guarnição sobre um local onde havia mais 46 papelotes da mesma substância, além de uma trouxa contendo uma quantidade significativa de substância semelhante à cocaína, e uma sacola com diversos papelotes vazios utilizados para a comercialização.
Algumas horas depois, no início da noite, uma equipe foi chamada devido a uma ocorrência de ameaça com arma de fogo, envolvendo um vizinho de um cidadão. Ao chegarem ao local, os envolvidos estavam presentes, e o acusado admitiu a posse de uma arma de fogo, um revólver calibre .38, carregado com seis munições intactas e mais seis deflagradas do mesmo calibre, os policiais apreenderam o armamento.
Em ambos os casos, os envolvidos e os materiais apreendidos foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia para a continuidade dos procedimentos legais.