A Polícia Militar do Pará participou do lançamento da operação "Festas Seguras", iniciada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) na manhã desta segunda-feira (2), no Portal da Amazônia, em Belém. A operação integrada contou com a presença de representantes dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública e seus efetivos, com o objetivo de reforçar as ações de segurança nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém, estendendo-se também aos interiores do estado, visando garantir maior segurança durante as festas de final de ano.
A iniciativa busca promover a segurança pública no Estado do Pará por meio do policiamento ostensivo nos locais dos eventos e em todas as áreas que sofrem os efeitos diretos e indiretos da mudança na dinâmica social ocorrida em dezembro, devido à circulação monetária associada às festividades natalinas e de fim de ano. Para isso, serão empregadas tropas de diversas unidades da PMPA, tanto na Grande Belém quanto nos municípios do interior do estado, em colaboração com os demais órgãos integrados, visando à proteção das pessoas e do patrimônio.
A operação será dividida em duas fases: a primeira abrange as áreas comerciais, garantindo a segurança dos consumidores e comerciantes durante o maior fluxo de dinheiro injetado na economia local, especialmente com a liberação do 13º salário. A segunda fase atenderá à demanda de policiamento nas regiões do interior do estado, que se tornam destinos populares para as festas de final de ano, assegurando tranquilidade no deslocamento e nos locais onde o fluxo de pessoas será maior.
“É uma mobilização de todas as forças do sistema de segurança pública, com atenção especial na primeira fase para os grandes centros de compras e áreas comerciais, onde sabemos que há um aumento do fluxo durante o Natal. Isso pode atrair o interesse daqueles que praticam crimes patrimoniais. O sistema já implementa essa estratégia pelo sexto ano consecutivo, aprimorando-a a cada ano. As ações são direcionadas a horários específicos, estudados com base em dados estatísticos, nos períodos de maior registro de ocorrências. Na segunda fase, o efetivo será mobilizado para destinos de final de ano, como a cidade de Salinópolis”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Dilson Júnior, destacou que “a operação 'Festas Seguras' se caracteriza pelo acréscimo de efetivos, utilizando policiais que estariam de folga, com remuneração extra, além de pessoal da área administrativa. Assim, podemos reforçar os grandes centros comerciais. A operação é dividida em duas fases: a primeira reforça os centros comerciais em todos os 144 municípios, enquanto a segunda fase remaneja policiais para o interior do estado, onde são esperadas festividades de final de ano. Mais de 600 viaturas serão empregadas em todo o estado para reforçar o policiamento. Esperamos ter êxito, assim como nos últimos cinco anos da operação, garantindo paz e segurança para toda a população do estado.”
A operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado, incluindo as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), além dos órgãos municipais de segurança, como a Guarda Municipal e a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Com a implementação da Operação Festas Seguras 2024, o Estado do Pará reafirma seu compromisso com a segurança da população, especialmente durante um período tão significativo como o das festas de final de ano. A colaboração entre os diversos órgãos de segurança e o planejamento estratégico das ações buscam proporcionar um ambiente mais seguro, tanto para os cidadãos quanto para os visitantes, assegurando que as celebrações ocorram de forma tranquila e segura.