Um dos aspectos de suma importância para a sobrevivência do ser humano é o meio ambiente, território constantemente ameaçado por crimes cometidos que colocam a preservação da biodiversidade em risco, contudo a Polícia Militar do Pará, por meio da Companhia de Polícia Ambiental, realiza ações na prevenção e combate a tais crimes. Sendo assim, neste domingo (1), a 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb) atuou na prisão de um homem por tráfico de entorpecentes e no resgate de um quelônio, no município de Santarém.
A ação teve início durante rondas preventivas de uma guarnição, na qual observou um sujeito em uma motocicleta que carregava uma sacola plástica aparentando conter um quelônio, réptil da mesma ordem dos jabutis. O suspeito tentou efetuar fuga no momento que percebeu a presença dos militares, porém foi interceptado.
Durante busca pessoal, a guarnição encontrou sob posse do mesmo, além do réptil, uma mochila contendo R$ 1.505,05 em espécie, 37 porções de substância semelhante à cocaína, 79 invólucros com substância análoga à crack e 100 gramas de substância semelhante à pedra de crack.
O indivíduo alegou a presença de mais entorpecentes nas proximidades do local, onde os militares puderam averiguar e localizaram 582 gramas de entorpecente semelhante à maconha e uma balança de precisão. O sujeito foi conduzido à uma Delegacia juntamente dos materiais apreendidos para a realização dos devidos procedimentos.