O Estado do Pará, por meio da Polícia Militar, desempenha um papel significativo na proteção das mulheres que integram a sociedade. Diante disso, são implementados programas e estratégias direcionadas para a segurança desse público. As iniciativas têm como finalidade promover a conscientização sobre a importância de extinguir a violência e garantir acesso a serviços básicos de auxílio.
Nesse contexto, militares da corporação participaram do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em situação de violência, o evento foi promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DEP/Senasp/MJSP) em conjunto com a Coordenação-Geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade, da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (CGPREV/DSUSP), ambas instituições trabalham com o intuito de capacitar e transmitir conhecimento aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
O curso aconteceu no período de 26 de novembro a 04 de dezembro na Universidade da Amazônia (UNAMA) - Campus Alcindo Cacela,a carga horária foi de 60 horas aulas, divididas em sete matérias distintas.
O principal objetivo do curso, é capacitar os profissionais da área de segurança, em especial, Guardas Municipais e Polícias Militares para prestarem atendimento especializado e categórico às mulheres e meninas que passam por situação de extrema violência, para que os agentes possam oferecer um atendimento apropriado e humanizado para as vítimas.