Com o objetivo de reconhecer o valor profissional dos agentes da Corporação e, principalmente, de elevar o conceito da Instituição por meio de ações meritórias praticadas por policiais militares da ativa, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (05) com o Conselho da PM para tratar da concessão da Láurea do Mérito Operacional e da Láurea do Mérito Excepcional.
A Láurea do Mérito Operacional, instituída pela Portaria Nº 043/2021, é uma condecoração destinada a reconhecer e premiar ações meritórias realizadas por policiais militares da ativa. Esta honraria visa destacar aqueles que se sobressaíram no cumprimento de suas funções com atitudes corajosas e audaciosas, respeitando os limites normais das responsabilidades do policial militar.
A Láurea do Mérito Excepcional, por suas vez, foi instituída pela Portaria Nº 217/2024, tem como objetivo galardoar as ações meritórias em que o policial militar tenha agido de forma exemplar, cujo caráter relevante e extraordinário da ação resulte no salvamento de vidas, atuando além dos limites normais de seus deveres e demonstrando presteza, conhecimento e domínio de técnicas.
Conforme estabelecido na norma que regulamenta essas distinções, as ações consideradas meritórias são aquelas em que o militar demonstrou um comportamento positivo e exemplar. Dentre os critérios, destacam-se: zelo, eficiência e dedicação na resolução proativa de ocorrências; a capacidade de gerar grandes benefícios a terceiros ou à comunidade; a demonstração do valor moral e social da Instituição, refletindo o conceito da Polícia Militar em sua amplitude social; e ações que gerem repercussão positiva para a imagem da Polícia Militar do Pará perante a sociedade, entre outras previstas nas Portarias.
Essa iniciativa da Polícia Militar do Pará reforça a importância de motivar os agentes, promovendo o reconhecimento público de suas ações e do compromisso com a segurança e a ordem pública. A condecoração serve não apenas como uma forma de agradecimento e reconhecimento interno, mas também como um estímulo para que todos os policiais militares busquem sempre desempenhar suas funções com excelência e dedicação.