A grande final da Liga dos Quartéis da Polícia Militar - Ano 2024, envolvendo Búfalo do Marajó (8° Batalhão) e Grêmio Esporte Clube Tucuruí (13° Batalhão), foi realizada neste sábado (7), no estádio do Mangueirão, em Belém.
Com mais de 1,5 mil atletas inscritos e que atuam em 35 Unidades da Região Metropolitana de Belém e do interior, as quais foram distribuídas em 29 equipes, a 5ª Edição da Liga dos Quartéis foi considerada um verdadeiro sucesso.
A competição foi fundada em 2019, com 16 equipes e 500 atletas inscritos naquela ocasião, e sempre teve como objetivo principal, auxiliar no bem-estar do militar da ativa e veterano, além de fomentar o espírito de corpo e camaradagem entre os participantes.
Além de contar com grande participação de torcedores, a maioria vinda dos municípios de Soure (sede do 8° Batalhão) e de Tucuruí (do 13° Batalhão), a partida foi transmitida ao vivo pela TV Cultura e pelas plataformas digitais.
O Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, realizou a preleção oficial antes do início do jogo, acompanhou de perto todos os detalhes da partida e ainda entregou a premiação aos atletas campeões e vice-campeões. O oficial superior avaliou a competição como um verdadeiro sucesso e garantiu que ela vai crescer mais ainda nas próximas edições.
“O Comando da PM abraçou a Liga dos Quartéis, que começou com a organização dos próprios policiais militares, começando em Maio e terminando agora em Dezembro e a gente se sente feliz por ter conseguido trazer, pela segunda vez consecutiva, a final para o maior palco do futebol paraense, que é o estádio do Mangueirão. É o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, motivando sua tropa a praticar esporte e valorizando a saúde física e mental dos participantes, além de proporcionar uma oportunidade de congraçamento e alegria”, concluiu o Coronel Dilson Júnior.
Búfalo do Marajó Campeão
Em uma final emocionante, que reuniu duas equipes do interior do Estado, o time do Búfalo do Marajó superou o Grêmio Tucuruí nos pênaltis, após empatar no finalzinho do segundo tempo, depois de estar perdendo boa parte do jogo por 3X1. A taça de campeão da Liga dos Quartéis deste ano vai para o município de Soure, no Marajó Oriental.
O coordenador da competição, sargento Sérgio, agradeceu o apoio dos comandantes de Unidade, em especial, do Comandante-Geral. “O evento iniciou em maio e terminou hoje sem grandes intercorrências, sem grandes problemas. Então uma competição deste tamanho é, sem dúvida, um sucesso. Todas as equipes que participaram se empenharam ao máximo, se dedicaram, abdicaram da sua folga para estar jogando. Foi muito importante também a compreensão dos comandantes das unidades em liberar o policial para jogar futebol e voltar para o serviço. A gente só tem a agradecer aos comandantes, ao nosso Comandante-geral e a todos que, de certa forma, contribuem para que essa Liga dos Quartéis crescesse tanto assim”, concluiu o militar que atualmente trabalha no 27° Batalhão, em Belém.