Uma das mais novas unidades criadas para reforçar o policiamento na área do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), o 30º Batalhão da Polícia Militar (30º BPM) está realizando capacitação policial de tiro prático com a pistola 940, calibre .40. 150 policiais já participaram da atualização.
O treinamento é coordenado pelo comandante do 30º BPM, tenente coronel Paulo Roberto Amarantes Justino Oliveira, com apoio da equipe técnica da Diretoria Geral de Educação e Cultura (DGEC). Um levantamento realizado pela unidade apontou que 93% da tropa possui arma sob cautela, por isso a necessidade da instrução continuada.
O efetivo do batalhão recebeu instruções de Tiro prático, onde cada aluno teve a oportunidade de efetuar 30 disparos, sob a coordenação do major Diógenes Aurélio Couto Braga, subcomandante da unidade, e, conhecimentos referentes às técnicas de utilização, manejo e emprego da pistola e no domínios teóricos e práticos inerentes a atitudes pertinentes às regras de segurança, manuseio e emprego adequado do armamento de porte.