A valorização e o reconhecimento à dedicação aos estudos no seio da tropa, tem sido cada vez mais recorrente nos últimos anos. Oficiais e praças da Corporação passaram a ser recebidos pelo Comandante-geral após a conclusão de cursos e capacitações realizados em outros estados brasileiros e até mesmo fora do país, além das fronteiras brasileiras.
Somente o Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) da PMPA, por exemplo, já emitiu 91.735 certificações entre os anos de 2019 até este ano, dos quais, já são 18.429 somente em 2024. A qualidade dos inúmeros cursos e capacitações de formações iniciais e continuadas que foram coordenados pela PMPA neste período faz com que eles sejam cada vez mais demandados por outros órgãos estaduais como por outras instituições coirmãs em todo o Brasil.
Mas além dos cursos operacionais e institucionais, a Polícia Militar também visa incentivar, cada vez mais, a dedicação aos estudos acadêmicos dos seus agentes e por isso, nesta quinta-feira (12), o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, recebeu em seu gabinete o 1° Tenente Balbino, o qual concluiu o curso de Mestrado em Direito sob o estudo: Direitos Humanos e a prática atual da Polícia Militar do Pará: adequação e uso.
“Esse aprendizado mostra para o mundo jurídico o trabalho que vem sendo feito no âmbito da Polícia Militar, no prisma dos direitos humanos, com ênfase nas ações implementadas desde o ano de 2019 e que culminaram com a redução dos números de criminalidade e da violência e que aumentaram a confiabilidade da Polícia Militar perante a sociedade”, expressou o Tenente Balbino, que durante dois anos pesquisou sobre o assunto e conseguiu nota máxima junto ao Centro Universitário FIEO do Estado de São Paulo e teve como orientador o Professor Doutor Guilherme Dezem.