A Polícia Militar do Pará realizou, na tarde desta sexta-feira, 13, a solenidade de entrega das condecorações da "Láurea do Mérito Excepcional" aos policiais militares que participaram das missões de caráter humanitário no Estado do Rio Grande do Sul.
A concessão da "Láurea do Mérito Excepcional" destina-se a galardoar ações meritórias praticadas por policiais militares da ativa, que se destacam pelo trabalho excepcional em favor da sociedade, repercutindo positivamente e elevando o conceito da corporação. Essa honraria considera a natureza do trabalho realizado nas missões humanitárias, que visam garantir e restabelecer a ordem em outros estados da federação brasileira, bem como em missões de paz de caráter internacional. Embora essas missões sejam distintas, todas compartilham o objetivo de promover a segurança, a ordem pública e a paz social, adaptando-se às necessidades específicas de cada situação.
Durante a cerimônia, 30 militares foram agraciados, e a entrega das condecorações foi realizada pelo governador do estado, Helder Barbalho, pelo comandante geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira.
Esses policiais atuaram por 100 dias no Estado do Rio Grande do Sul, em ações preventivas e eventualmente repressivas aos delitos que ocorreram em decorrência das vulnerabilidades em que os imóveis e os cidadão ficaram, decorrente do abandono de seus patrimônios devido às fortes chuvas que atingiram a região. O desempenho dos militares da PMPA foi destacado, recebendo elogios tanto do governador do estado quanto do comandante geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O governador Helder Barbalho ressaltou: “Os militares mostram ao Brasil o espírito da solidariedade, que certamente resultou na redução dos impactos e no sofrimento da tragédia vivida pelo povo gaúcho. Naquele momento, era necessário a união nacional em prol daquela gente, e o Pará esteve presente através de homens e mulheres valorosos do sistema de segurança pública, que atenderam ao chamamento do povo do Rio Grande do Sul e, ali, prestaram serviços de segurança e proteção, salvando vidas com excelência.”
O comandante geral também expressou seu orgulho pela instituição, que sempre se mostra disposta a ajudar o Brasil quando necessário, citando diversos exemplos de atuações realizadas com sucesso que enaltecem as cores do Estado e a bicentenária corporação de Fontoura.
Essa cerimônia não apenas reconheceu o esforço e a dedicação dos policiais, mas também reforçou o compromisso da Polícia Militar do Pará em atuar em solidariedade e apoio às comunidades em momentos de crise, evidenciando a importância da cooperação entre as forças de segurança para a promoção da paz e da ordem social em todo o país.