A Polícia Militar do Pará recebeu nesta semana, no período de 10 a 13 de dezembro, a visita técnica de uma comitiva de Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado do Ceará, que vieram ao estado do Pará visando conhecer o plano estratégico e operacional que a Corporação emprega dentro do programa de segurança pública do governo, que levou a cidade de Belém à quinta capital mais segura do país.
O território paraense tem passado nos últimos anos por transformações sociais que diretamente têm impactado na maneira de vida do cidadão. E, dentre essas transformações, temos a violência, que não é exclusiva do estado do Pará, pois ela aparece em todo o território nacional. Contudo, no ano de 2019, a Corporação começou a implementar uma série de ações dentro da gestão estratégica do Plano de Segurança Pública do Governo do Estado, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e proporcionar a tranquilidade pública.
Orientados pelas estatísticas oficiais, diversas ações rotineiras foram planejadas, intensificadas e aplicadas por meio de estratégias de policiamento direcionadas aos problemas, tudo dentro do contexto de grandes operações executadas diariamente, como a Polícia Mais Forte, Madrugada da Paz e Saída Segura, que aumentam os sentimentos de segurança por meio de guarnições policiais em viaturas em pontos focais de visibilidade, fortalecendo a ostensividade policial e a proximidade com o cidadão. Abordagens e ações de fiscalização, como a Operação Tolerância Zero e Força Total, evidenciam, além da prevenção, a orientação e a repressão, se necessário.
Dentro desse contexto, a comitiva de Policiais Militares do Estado do Ceará visitou várias unidades administrativas e operacionais da PMPA na região metropolitana, além de batalhões subordinados ao Grande Comando de Policiamento Regional da cidade de Castanhal. A visita também se estendeu até a Usina da Paz do Icuí, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer todos os equipamentos públicos e serviços que são ofertados às comunidades. O foco era observar, aprender, trocar experiências e levar conhecimento para o seu estado, e as boas práticas em segurança pública que a Polícia Militar no Pará aplica, adaptando conforme as especificidades das cidades cearenses.
A comitiva da PMCE teve a oportunidade de conhecer, na prática, que a segurança pública não pode ser tratada tão somente como de caráter policial, mas também como problemas sociais e estruturais de infraestrutura, saneamento, iluminação etc. E, de maneira estratégica, nos últimos seis anos, as regiões onde se localizam as Usinas da Paz receberam um aporte de atenção por parte do Governo Estadual, com políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida da população, contribuindo, desta forma, decisivamente para a redução da criminalidade.