O mês de dezembro é caracterizado pelo aumento do fluxo de pessoas, principalmente nas áreas comerciais das cidades, porém, por meio planejamento operacional Festas Seguras 2024, os agentes da Polícia Militar do Pará continuam desempenhando com excelência a missão de servir e proteger os cidadãos presentes nos 144 municípios do Estado do Pará. Sendo assim, o 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), realizou ações no combate à criminalidade na última sexta-feira (13), em Marituba.
Armas apreendidas
Durante a tarde, uma guarnição foi informada sobre um grupo que roubou uma loja presente na Avenida Fernando Guilhon, utilizando um veículo durante seus crimes. A equipe se deslocou de imediato até às imediações do local, onde realizaram rondas com o propósito de encontrar o automóvel.
Após alguns momentos, a equipe identificou o carro saindo da ocupação Japonesa e ordenou a parada ao motorista do mesmo. Contudo, os integrantes estavam sob posse de armas de fogo e efetuaram disparos contra os militares que, como resposta à injusta agressão, dispararam contra os suspeitos, atingindo dois deles. O terceiro criminoso se entregou para a polícia e foi preso em flagrante.
Foram realizados os devidos procedimentos médicos aos indivíduos alvejados, porém, ambos não resistiram, enquanto que o terceiro foi apresentado à Seccional de Marituba para a realização dos devidos procedimentos, onde foi constatado a sua participação em outros furtos. Também foram apresentados uma pistola calibre .40 com três munições não deflagradas, um revólver calibre 38 com cinco munições, sendo 3 deflagradas e 2 picotadas e quatro aparelhos celulares encontrados no local.
Celulares recuperados e simulacro apreendido
Ainda na sexta-feira, uma equipe, que realizava rondas nas imediações da Passagem Begolândia, abordou um sujeito que possuía dois aparelhos celulares furtados, estando um deles sendo rastreado pelo proprietário. O suspeito informou que haveria mais dois celulares sob a posse de um outro indivíduo.
Em ato contínuo, o segundo sujeito, ainda menor de idade, foi localizado e abordado sendo apreendido juntamente com uma motocicleta, veículo este utilizado durante os crimes. Os dois suspeitos foram encaminhados à Seccional de Marituba, onde a vítima os reconheceu como autores do crime e se deu prosseguimento com os procedimentos necessários.