A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, por meio do Conselho Estadual Segurança Pública (Consep), a eleição para ouvidor do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). O encontro ocorreu nesta segunda-feira (16), na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro do Marco, em Belém.
Além do Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, que é um dos 13 membros efetivos do Conselho, o Coronel Tabaranã também representou a Polícia Militar no evento que foi presidido pelo titular da Segup, Ualame Machado, e escolheu a Assistente Social Liliane Barbosa para dar continuidade à gestão frente ao órgão, nos próximos dois anos (2025 e 2026).
O papel do ouvidor é promover a valorização dos direitos e garantias individuais e coletivas contra infrações praticadas por servidores públicos que compõem o Sistema de Segurança, e atender agentes que tenham seus direitos violados. A Ouvidoria é um órgão de natureza especial, ligada ao Consep, que possui autonomia e independência.