Nesta terça-feira, 17, a Polícia Militar do Pará (PMPA) promoveu uma solenidade em comemoração ao 42º aniversário de criação do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), no bairro da Sacramenta, em Belém. O novo prédio, localizado dentro do Complexo do Parque da Cidade, é uma das principais obras relacionadas à COP 30, destacando sua localização estratégica.
O 1º Batalhão é originado de outras unidades da Polícia Militar do Pará, cuja história remonta ao dia 1º de julho de 1935, quando um decreto assinado pelo então governador do Estado criou o Batalhão de Destacamento da PMPA, inicialmente sediado no bairro da Cremação. Durante um período da década de 80, a unidade teve sua sede na cidade de Castanhal, retornando em 1982 à região metropolitana e estabelecendo-se no município de Marituba. Com a publicação do Decreto nº 2.557, em 6 de dezembro de 1982, o 1º BPM foi oficialmente criado e passou a ser denominado Batalhão Grão Pará. Hoje, ao celebrar seu 42º aniversário, o batalhão também inaugura suas novas instalações nas dependências do Parque da Cidade.
Durante a solenidade, foram entregues condecorações da Láurea do Mérito Pessoal para alguns policiais militares, em reconhecimento pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados à corporação. Além disso, o Tenente-Coronel Diego Pinto Freitas, comandante do 1º BPM, entregou homenagens a personalidades militares que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do batalhão, reforçando a parceria estabelecida ao longo dos anos.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, presidiu a solenidade e destacou: “Este batalhão é estratégico para a segurança pública em Belém, abrangendo os bairros da Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Marco e Pedreira. O 42º aniversário nesta nova sede é um marco que beneficiará não só a população local, mas também os visitantes do Parque da Cidade. O 1º Batalhão tem um histórico muito importante para nossa força, e precisamos sempre comemorar a existência de nossas unidades. Aqueles que atuam neste batalhão conhecem a rotina desafiadora de patrulhar os bairros que compõem sua área, que atende a 238 mil habitantes, com 229 policiais, entre oficiais e praças, e excelentes índices de redução da criminalidade. Que possamos continuar prestando um serviço de excelência a essa comunidade que tanto acolhe o 1º Batalhão.”