A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), participou, nesta segunda-feira, da operação de apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Sob a coordenação do CPA, os policiais militares, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1° CIPAmb) foram acionados para acompanhar a SEMMA durante uma ação de fiscalização e averiguação de denúncias de crimes ambientais nas comunidades Costa e Pixuna do Tapará, em Santarém.
A primeira denúncia referia-se à pesca ilegal de pirarucu em um lago protegido por acordo de pesca. Foi realizada uma incursão até o local, onde foi realizado contato com o responsável. No entanto, como não havia materialidade nem provas do ilícito, foi realizada apenas orientações sobre educação ambiental pelos integrantes da guarnição e pelos agentes de fiscalização da SEMMA.
Na Comunidade Costa do Tapará, a denúncia envolvia a captura e o cativeiro de quelônios. Durante a abordagem ao suspeito, foi questionado sobre a procedência da denúncia, e ele confirmou que havia "resgatado de um poço" 12 espécimes de quelônios da espécie tracajá, que estavam em situação de risco devido à seca e às queimadas nos aningais nas proximidades. Diante da constatação do ilícito, foi lavrado um auto de infração em nome do acusado, além do auto de apreensão dos animais.
Após a conclusão dos procedimentos administrativos, os quelônios foram transportados de lancha para um local seguro, onde foram soltos.
A Polícia militar reafirma seu compromisso em servir e proteger à sociedade, preservando a vida e o meio ambiente.