A Polícia Militar, desempenha um papel essencial na preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio, com rigorosa observância nas legislações vigentes. Desta forma, na terça-feira (17), militares do 10º Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), realizaram o cumprimento de mandado de prisão de um suspeito de tráfico de drogas e uso de documento falso no município de Vigia, nordeste paraense.
Em decorrência da Operação “Turing”, a guarnição, juntamente com as equipes da Polícia Civil, DEPOL Tenoné e Núcleo de Inteligência (NIP), após investigações identificaram a possível localização de um indivíduo, com extenso histórico em sua ficha criminal.
Além disso, o suspeito era alvo de investigações pela participação em diversos crimes no bairro do Tenoné. Em posse dessas informações, os policiais deslocaram até o município de Vigia, com a finalidade de dar cumprimento ao mandado de prisão.
Com êxito, o homem foi capturado e com ele foi encontrado um invólucro de substância análoga à maconha e uma pacote de material semelhante a pó de cocaína, este já teria envolvimento com o crime de tráfico de drogas, e no momento da prisão teria utilizado documento falso. Diante dos fatos, o homem, juntamente com os materiais apreendidos, foram conduzidos até a Delegacia do Tenoné para a realização dos devidos procedimentos legais.
Operação “Turing”
A Operação “Turing” diz respeito à atuação do 10º BPM na identificação e monitoramento de ações ilícitas, por meio de informações estratégicas obtidas e utilizadas de maneira qualificada e coordenada no combate ao crime nas áreas de atuação do Batalhão. Teve início por volta de dezembro de 2023 e já resultou em cerca de nove prisões.
De forma conjunta com a Polícia Civil, a operação tem desempenhado um papel fundamental no combate à criminalidade e fortificar a realização de rondas ostensivas no Distrito de Icoaraci, Outeiro e proximidades.