A violência doméstica é uma realidade vivenciada por diversas mulheres por todo o país e, consequentemente, o Estado do Pará. Tal crime é exercido de diferentes maneiras em que o agressor vem a agredir a vítima fisicamente, psicologicamente, sexualmente ou até mesmo patrimonialmente. Como prevenção e proteção a essas vítimas, foram criados mecanismos como a Lei Maria da Penha e medidas de proteção que tem o intuito de proporcionar a segurança das mesmas.
Nesse sentido, três mulheres foram visitadas por uma guarnição do 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), para a averiguação do cumprimento de medidas protetivas, na tarde desta terça-feira (17) em Soure, município localizado na Ilha do Marajó.
A guarnição iniciou as visitas por volta de 16h da tarde com a verificação da segurança de uma mulher que possui uma medida contra o ex-companheiro. A mesma informou a equipe que não teve nenhum tipo de contato com o agressor desde a oficialização do documento.
As outras duas vítimas visitadas informaram que tiveram contato com os acusados, porém sem nenhum tipo de encontro conturbado. Os agentes da guarnição aconselharam as mulheres a acionar os órgãos necessários de maneira imediata caso precisem.
Por fim, as mesmas receberam o contato do Batalhão, caso haja a necessidade de acionamento em situações que se sintam ameaçadas, e a equipe realizou rondas ostensivas nas proximidades das residências delas, garantindo a segurança de cada uma.