A Polícia Militar do Pará desempenha um papel fundamental em relação às crianças do Estado por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um programa de educação preventiva que visa capacitar jovens a viverem de forma saudável, livres de drogas e violência.
O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. O programa é desenvolvido por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em colaboração com pais, professores, estudantes e comunidades.
As atividades ministradas pelos militares têm o intuito de prevenir o uso de drogas, incentivando o desenvolvimento de habilidades que permitam fazer escolhas seguras.
Diante disso, na última quarta-feira (18), foram realizadas duas formaturas do Proerd no Estado do Pará.
No município de Soure, as equipes do 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), unidade pertencente ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), estiveram à frente da formação das crianças ao longo de todo o ano de 2023. O evento de formatura ocorreu na Igreja Evangélica Ministério de Renovação, contabilizando 263 formandos, alunos do 5º ano de diversas instituições escolares do município.
Já em Abaetetuba, o 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizou a solenidade de formatura do Programa. A ocasião prestigiou 250 estudantes da rede pública municipal de educação, que foram certificados pela participação ativa no programa.
A Polícia Militar, por meio do Proerd, reafirma seu compromisso de servir à sociedade paraense.