A Polícia Militar do Pará demonstra um forte comprometimento com a capacitação de seus agentes. Em 2024, foram mais de 19.600 certificações concedidas, abrangendo formação inicial, continuada e complementar. É importante ressaltar que os policiais militares são o ativo mais valioso da instituição, por serem os recursos mais importantes.
Nesse contexto, a PMPA busca estimular a formação de seus militares, uma vez que, atualmente, a condição para o ingresso no curso de formação de oficiais exige que os candidatos possuam formação em bacharelado em Direito. Além disso, espera-se que em um futuro bem próximo, o ingresso na carreira militar como praça, também seja exigido curso superior, critério que está em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela LEI Nº 14.751/2023, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. Essa legislação determina que o Quadro de Praças seja composto por profissionais aprovados em concurso público, que possuam nível de escolaridade superior ou formação reconhecida oficialmente, permitindo assim a progressão até a graduação de subtenente.
Com esse objetivo, na manhã desta sexta-feira, 27, o professor Pró-reitor de ensino da Universidade da Amazônia (Unama), Éden Ferreira, reuniu-se com o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior e com o Chefe do Departamento Geral de Administração, Coronel Saraiva, no Quartel do Comando Geral. O encontro teve como intuito estabelecer uma parceria que facilite o ingresso dos militares e de seus dependentes nos cursos de nível superior, oferecendo benefícios e vantagens.
A Universidade também reforçou a disponibilidade de serviços que são prestados à comunidade, por meio de suas clínicas, que oferecem atendimentos com tarifas sociais e excelência nos serviços. Esses atendimentos abrangem áreas como serviços jurídicos, médicos e até mesmo veterinários, disponíveis nos polos da Alcindo Cacela e BR-316 em Ananindeua.
O reitor enfatizou que o principal objetivo da visita foi colocar a Universidade à disposição da PMPA, fortalecendo assim a colaboração entre as instituições em prol do desenvolvimento acadêmico dos militares e de seus familiares.