Durante o período de festas de fim de ano, a Polícia Militar do Pará intensificou suas atividades no combate à criminalidade, por meio das Operações Festas Seguras e Polícia Mais Forte, nas quais os agentes realizam rondas ostensivas com o propósito de prevenir e reprimir qualquer ameaça à segurança pública.
Na noite desta segunda-feira (30), equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), Unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), apreenderam uma arma de fogo e entorpecentes durante uma ação em Icoaraci, distrito de Belém.
A ocorrência chegou ao conhecimento das equipes por meio de uma denúncia anônima, que informou sobre a presença de um grupo de indivíduos em uma casa abandonada, localizada no bairro da Pratinha, com a presença de entorpecentes e armas de fogo.
Os militares deslocaram-se para verificar a veracidade das informações. Ao se aproximarem da casa, os indivíduos perceberam a chegada dos policiais e tentaram fugir, sendo que um deles estava armado.
Ao ser dada a ordem de parada, o indivíduo empunhou a arma. Os policiais, com o intuito de reprimir a iminente agressão esboçada pelo suspeito, realizaram disparos, e o indivíduo foi alvejado. A equipe o socorreu e o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci; no entanto, ele não resistiu aos ferimentos. Buscas nas proximidades foram realizadas para tentar identificar os demais suspeitos, mas sem êxito.
Em continuidade, a equipe apresentou à 8ª Seccional de Icoaraci uma arma de fogo e uma quantidade de entorpecente análoga à cocaína, encontrados sob a posse do indivíduo.