PMPA conclui o ano de 2024 com reduções históricas nos índices do CVLI

WhatsApp Image 2025 01 02 at 11.59.09FOTO: PMPA

O Estado do Pará encerra o mês de dezembro de 2024 com um marco significativo na segurança pública, refletindo uma nova realidade em comparação aos últimos 15 anos. Este mês é destacado como o melhor em termos de redução de criminalidade desde o início da coleta de dados em 2010, com uma diminuição expressiva nos crimes violentos letais intencionais (CVLI). A trajetória de queda na violência é um indicativo claro do impacto positivo das políticas e estratégias implementadas pelo Governo do Estado.

WhatsApp Image 2025 01 02 at 11.59.14FOTO: PMPA

O mês de dezembro de 2024 registrou a redução de aproximadamente 46,5% nos índices do CVLI, que abrangem homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte, se comparados ao ano de 2018. Os números, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), revelam que foram contabilizados 159 casos de CVLI no mês de dezembro, uma queda significativa em relação aos 297 registros do mesmo período em 2018. Esse resultado não apenas marca o melhor mês de dezembro da linha histórica, mas também representa uma redução contínua nos últimos 6 anos, com diminuição nos índices correspondente à 53,34%, resultando na preservação de mais de 2.000 vidas.

WhatsApp Image 2025 01 02 at 10.39.12FOTO: PMPA

As ações estratégicas de prevenção e repressão implementadas pelo governo têm se mostrado eficazes no combate à criminalidade. A Polícia Militar do Pará, por meio de operações diárias e continuadas, como Polícia Mais Forte, Madrugada da Paz, Escola Segura e Força Total, tem reforçado a presença policial e promovido uma sensação de segurança na população. Além disso, programas sociais como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Supervisão Militar Educacional (Sume) têm contribuído para a prevenção da criminalidade, juntamente com ações de fiscalização, como a Operação Tolerância Zero, que garantem segurança pública em todas as regiões do estado.

WhatsApp Image 2025 01 02 at 10.44.27FOTO: PMPA

O ano de 2024 foi marcado por diversas metas alcançadas na redução da criminalidade. Esse desempenho positivo, que tem se consolidado ao longo dos últimos seis anos, é resultado direto dos investimentos realizados pelo governo do estado na formação e capacitação dos agentes de segurança pública, bem como na aquisição de equipamentos e na renovação da frota de viaturas. Esses esforços não apenas se refletem em números, mas, principalmente, na motivação dos policiais militares e na qualidade do serviço de segurança pública prestado à sociedade paraense.

Em síntese, o Pará se destaca em 2024 com resultados que evidenciam a eficácia das políticas de segurança pública implementadas. A redução significativa dos índices de violência não é apenas um dado estatístico, mas uma conquista que representa vidas preservadas e um futuro mais seguro para todos.

WhatsApp Image 2025 01 02 at 10.39.12 2FOTO: PMPA

O Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, falou sobre os resultados alcançados durante o ano de 2024: “Esse resultado reflete o investimento que o governo do estado realizou ao longo desses seis anos, como aumento de efetivo, ampliação da frota com novas viaturas, aquisição de novos armamentos, investimentos em infraestrutura, com a construção e reforma de diversos batalhões, e a capacitação de policiais. A PM pôde organizar diversas estratégias para combater a criminalidade, que incluem grandes operações e a participação em ações integradas organizadas pela Segup, contando com a colaboração dos órgãos responsáveis pela segurança pública”.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.