PMPA inicia treinamento para os militares que vão atuar no trânsito de Belém

TRANSI 002FOTO: PMPA

Visando atualizar os conhecimentos dos profissionais que irão atuar na fiscalização e gestão do trânsito, por ocasião do convênio que será firmado entre a Prefeitura Municipal de Belém e Polícia Militar, promovendo a adaptação às novas normas, técnicas e legislações relacionadas ao trânsito e à segurança pública, a Corporação iniciou nesta segunda-feira (6), a Capacitação em atualização de Agente de Trânsito.

20250106 124614FOTO: VC GIOVANNA

A capacitação está sendo realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e coordenada pelo Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA (DGEC), no bairro do Souza, em Belém, e possui carga horária de 40 horas/aula, e ocorrerá entre os dias 6 de janeiro a 6 de fevereiro, onde 176 policiais militares lotados no Quartel do Comando Geral, Comando de Policiamento da Capital I e II, (CPC I e CPC II) Especializado (CPE), Ambiental (CPA) e da Região Metropolitana (CPRM) estarão tecnicamente capacitados com conhecimentos e habilidades para fiscalizar o trânsito, controlar o fluxo de veículos e segurança viária, utilizando as ferramentas mais modernas e eficientes disponíveis, promovendo a integração das atividades de fiscalização de trânsito com as funções policiais militares, visando à prevenção e à repressão de crimes no trânsito e à manutenção da ordem pública.

TRANSI 001FOTO: PMPA

A medida visa atender ao anúncio realizado no último dia 1° pelo Governador Helder Barbalho de que a Polícia Militar passaria a atuar na fiscalização de trânsito em Belém. Esta e outras ações do Governo do Estado visam ampliar a integração das estratégias de segurança pública nas esferas federais, estaduais e municipais e que serão desenvolvidas na capital paraense antes, durante e após a realização da COP 30.

“Mais uma vez, estamos prontos para fazer história pois desde 1997 a Polícia Militar não realizava fiscalização de trânsito e agora reconquista espaço a aumenta sua responsabilidade que não se restringe ao policiamento ostensivo e preventivo, mas vai ser ampliado à fiscalização e ordenamento do trânsito de Belém, a cidade da COP 30”, frisou o Secretário da Segurança Pública, Ualame Machado.

Atuação da PMPA visa educar condutores e organizar o trânsito

O Convênio entre a Prefeitura e a PM tem prazo de 48 meses, mas pode ser prorrogado e busca implementar estratégias de educação, controle e fiscalização do trânsito, além de reforçar a ética, o respeito à autoridade, o bom relacionamento com a proximidade com comunidade, estimulando a responsabilidade e a imparcialidade no exercício das funções.

 TRANSI 005FOTO: PMPA

“Inicialmente, o caráter vai ser mais educativo. Até porque, o objetivo não é a produção gratuita de autos de infração para toda ocorrência. A não ser em casos recorrentes ou mais graves. Mas, o objetivo primeiro é educativo, é orientar o cidadão, pois, há quase 30 anos os belenenses estavam acostumados a uma fiscalização de trânsito exclusiva da Semob, então, pode ser que estranhem esse tipo de fiscalização pela PM, mas, em pouco tempo vão ver o ordenamento no trânsito de Belém”, destacou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

TRANSI 003FOTO: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.