Criado pela Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), a Supervisão Militar Educacional (SUME) tem o objetivo de promover o cuidado com o futuro das crianças e jovens e, por extensão, de suas famílias, fazendo da escola um espaço seguro, e de todo o entorno um ambiente de convivência pacífica e de exercício responsável da cidadania. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeituras locais.
Diante disso, na tarde desta terça-feira (07), o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, reuniu com o prefeito de Tailândia, Lauro Hoffmann, e o ex-prefeito do mesmo município, Paulo Jasper. Em pauta, os gestores discutiram sobre a ampliação do SUME em Tailândia, no sentido de ampliar o programa também para o ensino médio.
O SUME na cidade de Tailândia foi criado em 2022, sob a coordenação do Departamento Geral de Educação e Cultura da corporação, tendo como objetivo fortalecer o civismo, a disciplina e o desenvolvimento social dos alunos, formando cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar da sociedade. Atualmente funciona até o 9º ano do ensino fundamental.
“Nós temos duas escolas cívico-militares em Tailândia, onde o SUME é implementado até o 9º ano. Então, a demanda é muito grande, uma vez que a população confia na supervisão militar e gosta bastante do ensino, onde estão solicitando que também abarque o ensino médio. Dessa forma, estamos aqui hoje reunidos com o Comandante-geral a fim de viabilizar as tratativas dessa demanda popular”, ressaltou o prefeito da Tailândia.
Além de promover a formação moral e cívica dos estudantes, o programa foca no desenvolvimento de habilidades de liderança, responsabilidade e cidadania, contribuindo para a harmonia social. Os resultados são positivos, evidenciados pelo aumento do desempenho escolar, pela redução da evasão e pela maior participação em atividades educacionais e competições.
A Supervisão Militar continua em constante evolução, aberta à inclusão de novos temas e contribuições, sempre com o propósito de formar indivíduos mais preparados para enfrentar desafios, respeitando os direitos humanos e contribuindo para uma sociedade mais justa.
“Com o implemento do SUME, estamos proporcionando condições de ensino e formação social do educando para o exercício da cidadania com participação e responsabilidade social, tudo através de prática diária de atividades, executando o companheirismo, a responsabilidade, a disciplina, o respeito, o hábito ao estudo e iniciação ao mundo do trabalho, além de outras atividades necessárias ao crescimento harmonioso do ser humano, utilizando, para isso, procedimentos de acordo com as normas estabelecidas no projeto, as normas disciplinares do aluno e as diretrizes da escola, sem com isto, modificar o programa das disciplinas estabelecido pela Secretaria de Educação”, finalizou o Comandante-geral.
Resultados alcançados com o SUME em Tailândia:
No ano de 2024, mais de 2.500 alunos foram atendidos pelo Programa. Atualmente, nas duas Unidades em que funciona o SUME, sendo elas o Colégio com Supervisão Militar José Edvar Coelho Frota e o Colégio com Supervisão Militar Guaraci Mendes, foi constatada redução da violência e criminalidade no interior e no entorno da escola, assim como a redução na evasão escolar.
O Colégio José Edvar Coelho Frota recebeu a premiação por alcançar o 1º lugar na primeira etapa da competição de robótica, na modalidade "Faixa Preta", assim como premiações nos Jogos Estudantis de Tailândia (JET'S) e nos Jogos paradesportivos (PARAJET'S), assim como na Olimpíada Nacional de História do Brasil.