Nesta quinta-feira (9), equipes do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento XIV (CPR XIV), realizaram operações que resultaram na prisão de indivíduos pelo crime de tráfico de entorpecentes e na apreensão de substâncias proibidas no município de Parauapebas.
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 9h40, quando um cidadão informou à equipe sobre o roubo de um aparelho celular e de uma chave de motocicleta de um amigo. Ele descreveu dois suspeitos, e os militares deram início às buscas, conseguindo localizar os indivíduos.
Os suspeitos confessaram o roubo e admitiram que haviam vendido o celular a outra pessoa por R$150, recebendo R$30 em entorpecentes como pagamento. A equipe se dirigiu ao local onde estaria o comprador do produto roubado e encontrou o suspeito. Durante a averiguação, foram descobertos um invólucro contendo uma substância semelhante ao crack e 78 petecas do mesmo material.
Todos os envolvidos e as evidências foram apresentados à Delegacia de Polícia para a devida apuração do caso.
Momentos depois, uma guarnição recebeu informações sobre a venda de entorpecentes no bairro Novo Horizonte. Durante rondas, avistaram dois indivíduos, um dos quais fugiu ao perceber a presença policial. Após abordar o outro, foram encontradas uma trouxa de substância análoga à maconha, além de sua confissão sobre possuir mais entorpecentes em outro local.
A equipe então se deslocou até a nova localização, onde realizaram uma busca e encontraram oito pacotes da mesma substância, uma balança de precisão e aproximadamente 50 saquinhos destinados à embalagem de entorpecentes. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Por fim, enquanto realizavam rondas no bairro Altamira, os policiais avistaram dois indivíduos que tentaram fugir ao perceber a presença da guarnição. No entanto, os militares conseguiram abordar os suspeitos, encontrando três pequenos pacotes de substância que apresentava características de maconha com um dos indivíduos. Após questionamento, o proprietário da substância admitiu possuir mais no local, mas negou a participação do segundo sujeito.
Com a realização de uma busca detalhada, foram encontradas 146 gramas de uma substância que aparentava ser maconha, 42 gramas em um tablete, e 43 gramas repartidas em 19 invólucros, da mesma substância, além de 13 gramas distribuídas em 7 sacos e 11 gramas em 8 sacos contendo uma substância esbranquiçada com características semelhantes à pasta base de cocaína. Todos os materiais e indivíduos envolvidos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia.
O trabalho do 23º BPM demonstra um esforço contínuo no combate ao tráfico de entorpecentes em Parauapebas, demonstrando efetividade nas ações policiais e compromisso com a segurança, destacando a importância da colaboração da população, por meio de denúncias.