Em 2025, o Estado do Pará irá ser responsável pela realização de diversos eventos em nível regional, nacional e internacional, tendo como grande ápice a Cop 30, que será realizada no mês de novembro na capital paraense. Contudo, durante todo ano o estado irá sediar eventos esportivos, festivos, sociais e ambientais que irão contar com uma presença expressiva de público.
Para garantir que tanto a população paraense quanto os turistas que serão recebidos durante os eventos, o governo do estado está capacitando e estruturando todos os seus agentes, principalmente os integrantes dos órgãos responsáveis pela segurança pública. Entre eles a Polícia Militar. As celebrações e eventos esportivos iniciam em janeiro com a realização do aniversário de Belém e a decisão da Supercopa Grão-Pará.
Com objetivo de alinhar a atuação do efetivo militar que irá atuar durante a realização dos dois eventos, A PM, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), realizou na tarde desta sexta-feira (10), uma reunião que contou com a presença dos comandantes e oficiais de todos os Comandos de Policiamento que atuam na Região Metropolitana de Belém (RMB). Durante o encontro, que ocorreu no auditório do Comando Geral da PM, foram definidos todos os detalhes do plano de policiamento que será executado pela corporação.
Aniversário de Belém
No próximo domingo (12), Belém completará 409 anos de criação, para celebrar a data o governo do Estado em parceria com a prefeitura da capital, organizou uma série de eventos artísticos, que serão realizados nos dias 10 e 11 de Janeiro, no Portal da Amazônia. Devido ao grande número de pessoas que são esperadas nos dias do evento, a Polícia Militar irá reforçar e intensificar as ações do policiamento ostensivo, garantindo que toda população possa participar das celebrações de forma segura.
A tropa atuará em patrulhas a pé, em viaturas, motocicletas, cavalaria e em uma embarcação, efetivo que será composto por unidades do Comando de Missões Especiais (CME) e de unidades administrativas da região metropolitana, agirão de forma integrada com demais órgãos de fiscalização estaduais e municipais para coibir crimes, monitorar atitudes suspeitas e garantir a preservação da ordem pública.
Supercopa Grão Pará
A Super Copa Grão Pará é o torneio que abre o calendário do futebol no Estado, este ano a decisão será disputada entre Paysandu (Campeão Paraense de 2024) e Tuna Luso Brasileira (Campeã da Copa Grão Pará). Os organizadores do confronto que será realizado no Estádio Olímpico do Pará, Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), no domingo (12), esperam um público de, aproximadamente, 25 mil pessoas.
Para este evento, a PM também destinou um grande efetivo orientado a atuar tanto dentro e nas áreas adjacentes quanto nas principais vias de acesso e percurso de torcidas organizadas para evitar que confronto entre esses grupos possam ocorrer e gerar transtornos à população ou danos ao patrimônio público e privado.
As equipes estarão atuando desde as primeiras horas deste domingo (12). Além disso, outras ações foram planejadas pelo Departamento Geral de Operações (DGO), para agir preventivamente em pontos estratégicos durante e depois do evento esportivo.
Um efetivo composto por policiais militares com apoio de viaturas, motocicletas e conjuntos de cavalaria foi destacado para policiar o evento.