Durante as comemorações alusivas ao aniversário de 409 anos de fundação da cidade de Belém, o governo do Pará, por meio de diversas secretarias de Estado, e a prefeitura municipal de Belém, tem celebrado diversas acordos de parcerias que possibilitam ao executivo estadual destinar recursos e doar equipamentos para que o poder executivo municipal possa oferecer mais qualidade de vida para a população nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde, saneamento básico entre outras.
Um desses convênios foi assinado na manhã deste domingo (12), onde o Governo do Pará, por meio da Polícia Militar, realizou a doação de 600 armas de fogo para a prefeitura de Belém. Os armamentos serão destinados para o uso de agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB). O Termo de Doação foi assinado pela Vice-Governadora Hanna Ghassan, pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, pelo Prefeito de Belém, Igor Normando e pela Inspetora-Geral da Guarda Municipal, Elen Sandra Monteiro.
O prefeito Igor Normando ressalta que com um repasse desses a Guarda Municipal poderá oferecer mais segurança aos cidadãos de Belém, “Com essas armas, além de possibilitar uma maior segurança para os nossos agentes, pois agora 100% do nosso efetivo operacional terá acesso 24 horas ao seu armamento. Também iremos ampliar, consideravelmente, as nossas ações preventivas e repressivas no combate a criminalidade em Belém”.
A parceria entre os governos estadual e municipal apresenta outros fatores positivos como por exemplo os apontados pelo Coronel Dilson Júnior. “Essa parceria é muito importante por possibilitar que, com a contribuição do estado, a prefeitura consiga equipar melhor seus agentes para que possam oferecer mais segurança para o povo belenense. Contribuindo de forma mais efetiva com a PM no combate a criminalidade”.
Outro ponto destacado pelo comandante da PM foi o fator econômico. “Também devemos levar em consideração a questão econômica envolvida. É preciso ressaltar que cada armamento doado tem valor de mercado estimado em, aproximadamente, R$ 5.000 (cinco mil reais), então a doação de 60 pistolas representa uma economia 3 milhões ao município que pode investir essa quantia em outras obras”, explicou o Coronel Dilson Júnior.
“Estamos em um novo tempo, onde o povo está acima de qualquer ideologia política ou partidária, um tempo caracterizado pela união de todos em prol de um bem maior que é o bem-estar da sociedade, a prova disso está nas ações realizadas de forma conjunta entre o estado e a prefeitura e também nesta doação de armamentos que o governo, por meio da PM, está fazendo para a Guarda Municipal. Fico muito feliz em vivenciar um tempo em que o povo é visto como o elemento mais importante da sociedade”, finalizou a vice governadora, Hanna Ghassan.