Uma das ações criminosas mais prejudiciais para a sociedade em geral, é o tráfico de entorpecentes. A prática criminosa que está presente tanto nas áreas urbanas quanto em regiões rurais, fomenta a incidência de diversos crimes como roubos, furtos, homicídios e latrocínios. Além de destruir o futuro de muitos jovens que acabam se viciando ao ter acesso e experimentar alguma droga ilícita. Para evitar a comercialização e o transporte de drogas nas rodovias, estradas e rios do estado, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO) tem orientado todas as unidades operacionais da corporação a intensificar as ações de combate ao tráfico de drogas.
Essas ações, realizadas com o suporte do investimento feito pelo governo do estado em capacitação dos agentes e aquisição de equipamentos e armamentos modernos, têm apresentado excelentes resultados com grandes apreensões de entorpecentes em todas as regiões do estado. Um grande exemplo é a região do Baixo Amazonas, onde as unidades vinculadas ao Comando de Policiamento Regional I (CPR I) intensificaram as abordagens e aumentaram consideravelmente as apreensões nos rios e vias urbanas da região.
Uma dessas ações foi realizada nesta quarta-feira (15), quando militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que atuam no município de Santarém, conseguiram efetuar a prisão de um homem e apreender drogas e dinheiro.
Em rondas pelo bairro do Aeroporto Velho, os militares abordaram um homem que transitava em uma motocicleta e ultrapassou um sinal vermelho em alta velocidade. Em decorrência disso, foi realizada uma busca pessoal na qual foram encontrados nove invólucros de substância semelhante à cocaína, 11 papelotes de substâncias análogas à skank e R$185,00. Com apoio do recobrimento do 35º BPM, foi dada voz de prisão ao indivíduo, este por sua vez, delatou que haveria mais entorpecentes em um terreno abandonado.
Para averiguar tal informação, foi feito o deslocamento até o bairro de Santo André, onde foi localizada uma mochila contendo 1,37 Kg de uma substâncias semelhantes à skank, 253 gramas de substância semelhante a cocaína, 1,61 quilos de material similar à óxi, e a quantia em dinheiro de R$ 70 mil reais. Diante do flagrante, o homem, juntamente com os materiais apreendidos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil e apresentados perante autoridade policial de plantão.