A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), promove a garantia da segurança dos frequentadores das áreas comerciais dos municípios como São Félix do Xingu, Xinguara e Ourilândia do Norte, que possuem agentes do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), 17º BPM e 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (31ª CIPM), localidades pertencentes àquele comando intermediário.
O plano de trabalho dessas unidades está sendo desenvolvido por meio de ações de prevenção ativa, que são ações de policiamento planejadas mediante o estudo e análise dos mapas criminais das áreas comerciais desses municípios, onde é idealizado e empregado estratégias e medidas utilizando os processos de policiamento disponíveis nas unidades militares, necessários para reduzir os índices de crimes e preservar a ordem pública. Um planejamento que se faz importante para a prevenção de ilícitos que possam ocorrer no segmento comercial e bancário, proporcionando uma relação de colaboração entre a sociedade e a Polícia Militar. Nesse contexto, o CPR XIII deu início a Operação Comércio Seguro na manhã desta quarta-feira (15).
Com o objetivo de garantir a segurança aos transeuntes e comerciantes, os policias intensificaram a frequência de rondas ostensivas e vigilância em Pontos Base Estratégicos (PBE) em áreas comerciais e bancárias de grande fluxo de veículos e circulação de pessoas, promovendo a segurança de cidadãos que frequentam esses locais, como lojas, bancos, restaurantes e bares. Uma estratégia de prevenção primária e secundária, que têm suas atividades e ações orientadas e focadas nos cidadãos e nessas áreas comerciais, mitigando o acontecimento de crimes.