Além das ações preventivas e repressivas implementadas para evitar a prática de ações criminosas prejudiciais à sociedade, como tráfico de drogas, roubos, furtos, homicídios, entre outras, a Polícia Militar tem capacitado seus agentes para atuar em programas de cunho educacional e social que tem o objetivo de prevenir que jovens, adolescente e crianças se envolvam com a criminalidade, principalmente com atos relacionados ao tráfico de drogas.
Entre os principais programas está o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é uma iniciativa de prevenção e combate ao uso de entorpecentes. No programa, policiais capacitados ministram instruções para alunos de escolas públicas e privadas. Os cursos, que também abrangem cidadania e legislação, são realizados em parceria com os professores, responsáveis e com a comunidade.
Outra ferramenta implementada pela corporação é o Programa PMZito, que recepciona projetos institucionais da Polícia Militar, que almejam identificar problemas que possam ser, futuramente, potenciais vetores para o aumento da insegurança na sociedade, como o uso de drogas, violência no trânsito e violência doméstica.
Além disso, as unidades operacionais da instituição, em todas as regiões do Estado, também participam de ações realizadas em parcerias com unidades de ensino para a implementação de ações de prevenção primária, como a realização de palestras e outras atividades educacionais em escolas municipais, estaduais e particulares.
Uma dessas ações foi coordenada no município de Tucumã por militares do Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII). Na ocasião, a Escola Geraldo Angelo recebeu o Ciclo de Palestras sobre Prevenção às Drogas, voltado para os estudantes do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As palestras trouxeram reflexões fundamentais para promover escolhas conscientes e fortalecer a juventude local.
A ação contou com a participação do comandante do CPR XIII, Coronel Formigosa, que ministrou palestras que abordaram temas sobre os perigos do uso de drogas e as consequências sociais e individuais do envolvimento com entorpecentes. Em suas palavras, o coronel destacou: "Prevenir é sempre o melhor caminho. O diálogo nas escolas ajuda nossos jovens a entenderem os riscos e a fazerem escolhas que os levarão a um futuro mais seguro e saudável. Essa política de prevenção especial tem apoio do Governador Helder Barbalho e do Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior”.
O projeto teve início no final de 2024 e o comandante do CPR XIII reforçou que essa é apenas a primeira etapa de um planejamento que será intensificado durante todo o ano de 2025. "Em 2025, vamos intensificar essas palestras em outras escolas da região, levando conhecimento e conscientização para os mais jovens. A educação é o caminho mais eficaz para prevenir o uso de drogas e proteger o futuro das nossas comunidades".
Os estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas e demonstrando grande interesse pelo tema. A iniciativa foi celebrada como um marco no fortalecimento da prevenção em Tucumã, sinalizando um compromisso contínuo entre a escola, a Polícia Militar e as lideranças locais para combater os desafios sociais que afetam a juventude.
O ciclo de palestras é um exemplo de como a união de esforços da área da educação e segurança podem transformar vidas, fortalecendo a cidadania e criando um futuro mais promissor para os jovens de Tucumã e região.