Na segunda-feira (20), militares do 42º Batalhão de Polícia Militar (42º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III, durante a realização de uma barreira policial na vila de Bangu, zona rural de Irituia, prenderam alguns suspeitos que portavam três pistolas e 87 munições.
A Polícia Militar do Pará tem como atividade-fim proteger a incolumidade das pessoas e do patrimônio, para que isso ocorra é necessário que sejam desenvolvidas estratégias de segurança para atender toda a sociedade. Tais estratégias objetivam combater, principalmente, práticas criminosas que contrariam as legislações vigentes.
E foi com esse objetivo que uma guarnição do 42º BPM, ao receber informações de que no município de Capitão Poço, houve uma tentativa de homicídio e que os possíveis suspeitos empreenderam fuga em direção à Irituia. Em posse dessas informações, foi realizada um bloqueio policial na Vila de Bangu, onde os militares realizaram a abordagem de um veículo.
Durante a abordagem, dois integrantes do veículo se identificaram como agentes de segurança de Mãe do Rio, informando a existência de armamentos dentro do carro.
Para repelir qualquer irregularidade, com a execução dos procedimentos padrões, realizou-se a busca pessoal dos indivíduos, bem como a veicular, em que foram encontradas três pistolas, sendo uma pistola calibre 9mm, com dois carregadores e 17 munições em cada, uma pistola calibre 380mm com dois carregadores vazios, e outra pistola calibre 380mm sem numeração e com um carregador contendo cinco munições calibre 380. Além disso, os policiais ainda localizaram dentro de um reservatório do veículo uma sacola sacola com 12 projéteis cal 9mm e 36 munições cal 380mm.
Questionados sobre a documentação dos armamentos, apenas um deles apresentou o documento, sendo identificado como CAC (Colecionador, Atirador e Caçador). Diante da gravidade da conduta delituosa tipificada em lei, os suspeitos, juntamente com as pistolas e munições apreendidas foram encaminhados até a delegacia de Polícia Civil e apresentados perante autoridade policial.