Equipes pertencentes ao 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes no bairro da Pratinha e no distrito de Icoaraci, situados na Região Metropolitana de Belém.
O 38º BPM, também conhecido por “Batalhão Águia”, unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), foi ativado recentemente como parte de uma estratégia de descentralizar e reduzir a área de circunscrição das unidades operacionais para melhorar a gestão de recursos logísticos e efetivo, além disso, a nova unidade militar foi implementada em uma área que agrega uma grande quantidade de empresas e bairros populosos ao longo de uma Rodovia de grande circulação de veículos. A Unidade tem como foco o policiamento especializado em motopatrulhamento, possibilitando agilidade e maior capacidade de alcance em ocorrências onde viaturas de quatro rodas não conseguem adentrar.
Além disso, o Batalhão conta com militares que também atuam na fiscalização do trânsito. A unidade proporcionará segurança para o entorno da Rodovia Arthur Bernardes, para as empresas, seus funcionários e para os moradores, além de contribuir para a ordem no tráfego nesta importante via.
A primeira ocorrência aconteceu nas imediações do bairro da Pratinha, na tarde desta segunda-feira (20). A equipe visualizou dois indivíduos com uma sacola plástica caminhando pela via. Ao perceber a presença dos militares, a dupla evadiu para uma área de mata, logo após abandonarem o objeto. Os agentes realizaram a busca pelos indivíduos, porém não obtiveram sucesso. Em ato contínuo, fizeram a verificação do conteúdo presente na sacola, onde foram constatadas 29 porções de substância semelhante à maconha, 14 porções de substância análoga à cocaína, dois aparelhos celulares e um rádio comunicador. Dando prosseguimento ao devido procedimento, os materiais apreendidos foram apresentados na Seccional do Tapanã.
Enquanto que, na manhã desta terça-feira (21), outra guarnição do Águia, durante rondas nas imediações do bairro da Agulha, em Icoaraci, avistou dois indivíduos que fugiam para uma área de mata próxima do local, após denotarem a aproximação policial. Os agentes diligenciaram pela área, contudo não foi possível localizá-los. Durante as verificações nas imediações de onde eles estavam, foi encontrada uma sacola plástica, na qual continha uma arma caseira, 85 porções de uma substância semelhante à pedra de OXI e 95 invólucros de um material similar à pasta base. Todos os materiais apreendidos foram apresentados na Seccional de Icoaraci.