Na manhã desta quarta-feira, 22, no Quartel do Comando Geral (QCG), teve início o ciclo de palestras intitulado “Conscientização sobre a Importância da Saúde Mental e Emocional - Janeiro Branco”, uma iniciativa da Polícia Militar do Pará, organizado pelo Estado-Maior Geral da Corporação (EMG), e desenvolvido pelo Centro Integrado de Atenção Psicossocial da PMPA (CIAP).
O chefe do Estado-Maior, Cel Ariel, presidiu a cerimônia, que contou também com a presença do Subchefe do Estado-Maior Geral, Cel Luís Marcelo; do Corregedor Geral, Cel Tabaranã; do Chefe do Departamento Geral de Educação, Cel Magela; do Chefe do Centro de Inteligência, Cel Martins; do Assessor Técnico, Cel Araújo; do Chefe do CIAP, Ten Cel Psic Yuri; além de demais autoridades militares, policiais militares e voluntários civis.
O ciclo de palestras realizado pela Polícia Militar do Pará visa à conscientização e promoção da saúde mental e do bem-estar emocional, por meio de políticas voltadas ao público interno. O evento adotou diálogos que abordam temas sensíveis, como ansiedade, depressão e suicídio, com o intuito de conscientizar a tropa sobre a importância de reconhecer os sinais desses problemas e, por meio de uma rede de apoio, atuar na prevenção.
A TEN QCOPM PSIC Nathália deu início ao ciclo com a palestra "Janeiro Branco: Uma Reflexão sobre a Importância da Saúde Mental". A palestra abordou temas como saúde mental, os profissionais da saúde mental e os serviços oferecidos pelo Centro Integrado de Atenção Psicossocial, incluindo atendimentos, avaliações, o Serviço de Atendimento Emergencial (SAE), palestras/instruções, principais demandas atendidas pelo CIAP, a importância do sono na saúde mental, além dos fatores de proteção. Ao final, a Ten Nathália foi agraciada com um certificado, em reconhecimento à sua contribuição em um tema tão relevante para a corporação.
Os militares tiveram a oportunidade de interagir com a palestrante, esclarecendo dúvidas e contribuindo com o debate.
O Chefe do Estado-Maior, Cel Ariel, enfatizou a importância do tema da saúde mental, destacando que é necessário a Polícia Militar participar ativamente das questões relacionadas a essa área para que possamos cuidar de nossos policiais. “O Comandante-Geral, Cel Dilson Júnior, em sua gestão, busca priorizar os investimentos no capital humano, fornecendo suporte e estrutura para o atendimento psicossocial dos militares e seus familiares, durante a palestra, foram apresentados os serviços disponíveis e como funciona o atendimento de forma preventiva.”