O tráfico de entorpecentes é uma atividade criminosa que realizada em grande ou pequena escala causa muitos transtornos para a sociedade. O tráfico de drogas fomenta diversas práticas criminosas como o roubo, furtos, homicídios, latrocínios, ameaças, extorsão, entre outros atos prejudiciais ao convívio social.
Para resguardar a população do Estado e combater a comercialização e o transporte de drogas, a Polícia tem realizado grandes operações que visam evitar tanto a entrada de entorpecentes no estado, fiscalizando rodovias, estradas e rios da região, quanto a comercialização de grandes e pequenas quantidades de drogas nas áreas urbanas e rurais.
Durante uma ação realizada no município de Breves, no Marajó, militares do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), conseguiram apreender entorpecentes e prender uma mulher suspeita de vender a droga no bairro Jardim Tropical. Os militares realizavam rondas quando visualizaram que a suspeita jogou uma sacola no chão ao perceber a aproximação dos militares.
Ao verificar o pacote, os militares encontraram porções de maconha, pesando sete gramas e um aparelho celular. Diante do fato a mulher foi conduzida até a delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis.