No próximo dia 2 de fevereiro, às 16h, Belém irá sediar a 8ª edição da Supercopa do Brasil. O confronto entre Flamengo, campeão da Copa do Brasil em 2024, e o Botafogo, último campeão brasileiro, ocorrerá no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Mangueirão). Aproximadamente 45 mil pessoas são esperadas para prestigiar a primeira decisão do ano no futebol brasileiro.
Para garantir a segurança das pessoas presentes no estádio, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), organizou um grande esquema que envolve todas as instituições responsáveis por garantir a preservação da ordem pública, aos direitos e garantias constitucionais. Para definir os últimos detalhes do esquema de segurança montado para a partida, na tarde desta sexta-feira (30), a Polícia Militar do Pará (PMPA), realizou no auditório do Comando Geral, uma reunião com o objetivo de estabelecer as estratégias de policiamento implementadas pela corporação.
A reunião contou com a participação de oficiais da PM, responsáveis por unidades operacionais e administrativas da Região Metropolitana de Belém, Incluindo o Departamento Geral de Operações (DGO), Comando de Missões Especiais (CME), Centro de Inteligência (C.INT); e o Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), entre outras.
Durante a reunião, foram discutidos os planos para garantir a segurança dos torcedores que comparecerão ao estádio e a manutenção da ordem pública antes, durante e após o evento.
Todo o esquema de segurança conta com um efetivo de mais de 1.500 policiais disponibilizando o policiamento em três períodos, no período precursor, que antecede o evento, no período principal, que é durante o evento, e no finalizador, que acompanha a dispersão da torcida.