Na manhã desta segunda-feira (03), a Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) deu início ao X Curso de Tropa Montada do Regimento de Polícia Montada – RPMont. A aula inaugural aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e foi presidida pelo chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Getúlio.
O curso de Tropa Montada da PMPA teve sua origem em 2003, onde foi criado a partir da necessidade de especializar o efetivo para atender, de forma eficiente, às modalidades de policiamento montado e a pé, dentro do Comando de Missões Especiais (CME). Desde então, a PMPA já formou diversos ciclos de cavalarianos capacitados a atuar de maneira estratégica e operacional em diversas ações de policiamento.
“O aprimoramento do policiamento exige a consideração de diversos fatores, onde citam-se o aumento da capacidade operacional e a melhoria dos processos, que é onde quero abrir um destaque. Esses processos abrangem desde os procedimentos, perpassando pela gestão, até a formação contínua dos agentes. Dito isto, o que estamos realizando hoje, por meio de cursos como este, é levar novos conhecimentos à tropa, qualificando cada policial para o exercício contínuo de suas funções, onde a formação assídua é essencial para garantir que os agentes estejam preparados para os desafios cotidianos” pontuou o Chefe do DGO, Coronel Getúlio.
Ao longo dos anos, o curso passou por diversas edições e, de 2003 a 2023, a Polícia Militar do Pará realizou nove edições. No ano de 2005, foi realizado o primeiro curso de Instrutores de Policiamento Montado e, posteriormente em 2015, a PMPA iniciou o curso de Tropa Montada nível misto, uma importante evolução para toda a corporação.
O X Curso de Tropa Montada terá duração de 60 dias, com carga horária total de 510 horas-aula, com término previsto para abril de 2025. Durante esse período, os 26 alunos – oriundos de batalhões da capital e do interior do estado – serão capacitados em diversas disciplinas, destacando-se a equitação policial militar, policiamento montado e iniciação do cavalo.
“Hoje o curso de Tropa Montada está completando 20 anos, ou seja, estamos há duas décadas fazendo história, com muito esforço e dedicação, sempre seguindo as diretrizes do nosso Comandante-geral, que investe diuturnamente na capacitação intelectual e física da tropa. Hoje damos as boas-vindas aos novos alunos de mais um curso de tropa montada, onde temos a plena convicção que formaremos novos cavalarianos prontos para cumprirem o dever de servir e proteger a sociedade paraense”, afirmou Major Ramiro, comandante do RPMont.
Um dos momentos de destaque da aula inaugural foi a palestra do Subtenente PM RR Convocado, José Edson Dias da Silva, sendo o 01 do primeiro curso de Tropa Montada da PMPA. O tema da palestra foi "Curso de Tropa Montada, Duas Décadas de História", onde o palestrante abordou a trajetória de sucesso e evolução do curso ao longo dos últimos 20 anos.