Videoconferência entre Comandante-Geral da PM e Oficiais dos Comandos Operacionais Intermediários

Na manhã desta sexta-feira (07), o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, presidiu uma videoconferência com sua equipe, celebrando um marco histórico para a corporação: janeiro foi o melhor mês da série histórica na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A reunião também abordou os principais temas relevantes para o ano de 2025, alinhando o planejamento estratégico para a COP 30.

IMG 2223FOTO: PMPA

Participaram da reunião o Chefe do Estado Maior Geral, Cel Ariel; o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Cel Getúlio; o Corregedor Geral, Cel Tabaranã; os comandantes dos Comandos Operacionais Intermediários, e ao longo da videoconferência houve uma participação especial do o Excelentíssimo Senhor Governador, Helder Barbalho, que parabenizou todos os trabalhos e resultados apresentados pela Polícia Militar nos últimos anos.

Diversos temas importantes foram discutidos. O Chefe do Estado Maior, Cel Ariel, falou sobre a revista científica da PMPA, a produção do anuário, a implantação da telessaúde, por meio da colaboração entre o Corpo Militar de Saúde (CMS) e o Fundo de Saúde da Polícia Militar do Pará (Funsal), também foi um dos tópicos abordados, uma vez que essa implementação ocorrerá em todos os comandos intermediários.

O Coronel Getúlio, Chefe do DGO, destacou o planejamento para se tornar possível a capacitação operacional para o aperfeiçoamento policial (COAP), para todos os policiais militares de todas as regiões do estado. Assim como, a expansão de uma experiência exitosa que ocorreu nos Comandos da Capital I e II, onde o planejamento operacional das unidades são realizados por meio de estudos e análises de dados do Núcleo de Análise Criminal (Neac), facilitando o planejamento do emprego do policiamento ostensivo direcionado (POD).

O Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Magela, comentou sobre a estratégia de capacitação dos agentes para o manuseio e uso das armas de incapacitação neuromuscular (Taser), onde, 2.800 foram entregues no dia 29 de janeiro deste ano, que serão utilizadas na região metropolitana, contudo, como estratégia da política de segurança do estado, esse treinamento abrangerá todos a corporação.

WhatsApp Image 2025 02 07 at 20.08.56FOTO: PMPA

O Governador do Estado ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizado pela segurança pública: “Parabenizo a todos pelo trabalho. Fico muito feliz em constatar os dados e a eficácia das estratégias. Os resultados mostram a redução e a efetividade das ações, que significam qualidade e preservação de vidas.”

A videoconferência evidenciou o comprometimento da Polícia Militar e do Governo do Estado em aprimorar as estratégias de segurança pública, promovendo a capacitação dos policiais e a implementação de novas tecnologias. O reconhecimento dos resultados alcançados, como a redução dos CVLI, reforça a importância do trabalho conjunto e da continuidade das ações em prol da segurança e da proteção da população.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.