A Polícia Militar do Pará comemorou na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do quartel do Comando Geral, o XI aniversário do Estado-Maior Geral (EMG), após sua reestruturação por meio da Lei Complementar nº 093/2014.
A cerimônia foi presidida pelo secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Autoridades civis e militares prestigiaram o evento.
FOTO: PMPA
A mesa de honra foi composta pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel Dilson Júnior, o chefe do EMG, Cel. Ariel do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Benjó, Subchefe do EMG, Cel Luis Marcelo e demais autoridades civis.
O EMG é o coração da Polícia Militar do Pará, responsável por planejar, supervisionar e coordenar todas as atividades da corporação, buscando fomentar, por meio de doutrinas criadas, a operacionalização eficaz dos recursos humanos, da comunicação organizacional, da logística e do planejamento orçamentário, voltados para a missão precípua da bicentenária Corporação de Fontoura.
FOTO: PMPA
Isso resulta na criação de legislações, manuais, regulamentos, procedimentos operacionais padrão, além da elaboração de cursos inerentes à atuação policial militar e da produção científica (revistas e anuários da PMPA).
No ano de 2024, o EMG destacou-se pela produção de conteúdos voltados ao aprimoramento da padronização das ações policiais, como os Manuais de: Gerenciamento de Crise, Motopatrulhamento, Ações de Policiamento em Ambiente Escolar, PMZito e a inovadora Diretriz Geral de Educação na PMPA.
Atualmente, o EMG é composto por oito seções, além da Assessoria Técnica e da Secretaria, seções que trabalham na materialização dos objetivos do Plano Estratégico da PMPA.
O EMG operacionaliza os meios essenciais para que a tropa mantenha a padronização nas ações policiais, garantindo a segurança necessária na prestação do serviço de polícia ostensiva em prol da sociedade paraense.
FOTO: PMPA
Durante o evento, autoridades civis e militares foram homenageadas, como forma de agradecimento pela relevante contribuição prestada à nossa Instituição, motivo pelo qual foi conferido o título honorífico de Amigo do Estado-Maior Geral.
O Comandante-Geral da PMPA, Cel. Dilson Júnior, falou sobre a importância das atribuições do EMG: “As formulações de doutrinas, manuais e publicações que regulamentam o dia a dia da nossa corporação, como os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), estão acessíveis a todos os policiais e isso facilita muito a sua atuação, proporcionando a possibilidade de tomadas de decisões mais acertadas que beneficiem a população. O comandante terminou sua fala parabenizando àqueles que fazem o EMG.”
FOTO: PMPA
O chefe do EMG mencionou a importância da comemoração da reestruturação EMG, com a publicação dos manuais, transformando a doutrina e dando suporte à atuação do policial que está na ponta, que é um preceito máximo da nossa cooperação: cuidar do nosso principal ativo, nosso policial, que precisa de respaldo em suas ações para melhor servir à sociedade. O Cel. agradeceu o empenho de sua equipe e, em um ato de agradecimento, prestou continência a todos.
Após a cerimônia, foi servido um brunch para que os convidados pudessem confraternizar.