FOTO: PMPA
Na tarde desta terça-feira, 11, o Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, Cel Dilson Júnior, assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar do Estado do Pará e a Universidade Estadual (UEPA) para a capacitação de agentes de segurança pública na aprendizagem do idioma mandarim.
O objetivo deste Acordo é implementar a capacitação de agentes de segurança pública na aprendizagem da língua mandarim, por meio da realização de cursos e turmas regulares, na modalidade presencial, pelo Instituto Confúcio da UEPA. Essa iniciativa busca otimizar a comunicação social durante as ações de segurança pública na Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP30).
FOTO: PMPA
Durante este grande evento, a cidade de Belém, reconhecida como um importante centro turístico e econômico da região Norte, receberá visitantes de diversas nacionalidades, incluindo um crescente número de turistas chineses, devido às relações comerciais e culturais entre o Brasil e a China.
Esse aumento de visitantes internacionais apresenta desafios às forças de segurança pública, que frequentemente precisam interagir com turistas que não falam português. O curso de Mandarim Básico para Policiais tem como objetivo capacitar os agentes a se comunicarem de forma eficaz com cidadãos chineses em diversas situações, como atendimentos de emergência, orientação e manutenção da ordem pública.
FOTO: PMPA
Essa iniciativa visa fortalecer a segurança, melhorar o atendimento e promover um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os participantes do evento.
O curso terá como público-alvo os policiais militares, civis e agentes de segurança que atuam em Belém. O presente Acordo terá vigência de 60 (sessenta) meses a partir da data de sua assinatura, possibilitando a continuidade e o aprimoramento das ações de capacitação ao longo desse período.