FOTO: PMPA
A Polícia Militara do Estado do Pará, por meio do Departamento-Geral de Educação de Cultura (DGEC) realizou, nesta quarta-feira (12) solenidade militar alusiva à formatura do I Curso de Instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático). A cerimônia ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral, no bairro Parque-Guajará, em Belém, e reuniu oficiais e praças da Unidade, além dos formandos e seus familiares.
O Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, foi quem presidiu o evento, que reuniu oficiais e praças, além de familiares dos formandos. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo com os momentos mais marcantes do curso e foram entregues certificados para os três primeiros colocados, como forma de reconhecimento institucional pela dedicação aos estudos.
FOTO: PMPA
“Vocês vão formar novos policiais que poderão salvar muitas vidas. Quanto vale uma vida? Uma vida não tem preço. Então, parabéns a todos que se dedicaram e abraçaram essa missão. Parabéns àqueles que ainda vieram do interior e estão longe das suas famílias, mas que agora vão retornar para casa com sentimento de dever cumprido”, frisou o Coronel Dilson Júnior.
O curso foi coordenado pelo Corpo Militar de Saúde da PMPA e teve como objetivo, capacitar os militares a multiplicar conhecimentos de Atendimento Pré-Hospitalar Policial Militar e práticas direcionadas à função de docentes da instituição nos cursos de formação inicial, continuada ou complementar, observando as diretrizes de ensino no âmbito da Corporação e nas demais demandas relacionadas às ações formativas dessa natureza.
FOTO: PMPA
A habilitação foi ministrada entre os dias 4 de novembro de 2024 e 6 de fevereiro de 2025, por instrutores especializados e contou com a participação de 66 policiais militares de diversas unidades da PMPA, distribuídos em duas turmas. Os participantes receberam treinamento teórico e prático em técnicas de atendimento pré-hospitalar, incluindo primeiros socorros, estabilização de pacientes e transporte de vítimas.
Após concluírem o curso, que teve carga horária de 130 horas/aula, os policiais militares estão aptos a atuar como instrutores de atendimento pré-hospitalar tático, capacitando outros profissionais da PMPA e contribuindo para a melhoria da resposta em situações de emergência.FOTO: PMPA
FOTO: PMPA