Na busca por garantir a segurança e a ordem pública, a Polícia Militar desempenha um papel fundamental por meio de ações de policiamento ostensivo. Diante disso, ocorreu em Abaetetuba, uma ação rápida e eficiente do 31º Batalhão de Polícia Militar (31° BPM) que resultou na apreensão de uma arma de fogo e drogas, destacando a importância da colaboração, participação social da população na denúncia de situações suspeitas ou de crimes em andamento.
Na tarde da quinta-feira, 20, militares do 31º BPM, subordinado ao Comando de Policiamento Regional (CPR IX), realizaram uma operação em resposta a uma denúncia anônima sobre um indivíduo armado em um veículo, dirigindo-se ao bairro Angélica. Durante as rondas ostensivas, os policiais identificaram o veículo suspeito em frente a uma residência. Ao se aproximarem, avistaram um homem, que ao perceber a presença dos policiais, disparou contra a guarnição. Para se defenderem da iminente agressão, os militares reagiram, alvejando o suspeito, que foi rapidamente encaminhado a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
Com ele, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com numeração suprimida. A companheira do suspeito, que estava no local, portava dois celulares e uma porção de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 100 gramas. Ela alegou estar grávida e também necessitou de atendimento médico, sendo levada a uma unidade de saúde antes de ser apresentada na delegacia de polícia do município, juntamente com os materiais apreendidos, para os devidos procedimentos legais.
A Polícia Militar reforça a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas, que são essenciais no combate ao tráfico de drogas e a outros ilícitos. A retirada de uma arma de fogo das ruas tem diversos impactos sociais significativos de redução da criminalidade contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura.
FOTO: PMPA