A Polícia Militar tem como missão servir e proteger, o que vai além do policiamento ostensivo, preventivo e eventualmente repressivo. Os policiais são preparados para atender diversas demandas da sociedade, sendo sempre uma referência quando o cidadão precisa de apoio, com atendimento humanizado promovendo uma cultura de segurança colaborativa, uma cultura de paz.
Com a missão em ser promotores em segurança pública, na manhã desta quinta-feira, 20, policiais do 6º Batalhão, unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), foram acionados na sede do batalhão por um casal que estava com o filho engasgado e perdendo os sinais vitais. As policiais 2° SGT PM Ieda e CB PM Elna, que se encontravam na unidade, iniciaram de imediato a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas superiores. A manobra foi bem-sucedida, permitindo que a criança recuperasse a consciência.
O conhecimento dos policiais foi fundamental para remover a obstrução e garantir que o bebê voltasse a respirar. A manobra, assim como outras técnicas básicas de primeiros socorros, faz parte da matriz curricular dos cursos de formação da Polícia Militar do Pará (PMPA). O governo do estado e o comando da Polícia Militar priorizam a formação continuada dos policiais, que passam periodicamente por capacitações e treinamentos, requalificando, atualizando e padronizando procedimentos operacionais, reconhecendo que o recurso humano é primordial para o êxito de qualquer missão.
A criança foi encaminhada para uma unidade de saúde, e os pais agradeceram às militares pelo empenho e profissionalismo no atendimento da ocorrência.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA