FOTO: ASCOM PMPA
A Polícia Militar do Pará realizou, na manhã desta terça-feira, 25, a palestra intitulada “Fevereiro Roxo e Laranja: Mês de Conscientização de Doenças Crônicas”, organizada pelo Estado-Maior Geral da PMPA, em parceria com o Corpo Militar de Saúde.
A palestra ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior, Cel. Ariel, tendo como público-alvo oficiais e praças das unidades operacionais e administrativas da Polícia Militar.
A palestrante desta manhã foi a Dra. Jamila Vaz Tavares, graduada em Medicina e integrante da equipe do Serviço de Hematologia do Hospital Ophir Loyola e da Fundação Hemopa.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as DCNT foram responsáveis por cerca de 70% das mortes ocorridas globalmente em 2019. No Brasil, essas doenças contribuíram para aproximadamente 41,08% das mortes ocorridas prematuramente, entre 30 e 69 anos de idade.
Assim, o mês de fevereiro é dedicado à conscientização e combate a doenças representadas pelas cores roxa e laranja. Daí a campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, que visa sensibilizar a população sobre quatro condições graves que afetam milhões de brasileiros: o lúpus, a fibromialgia, o Alzheimer e a leucemia.
A Polícia Militar do Pará, visando fortalecer a rede de informações e promover a conscientização sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas das DCNT, adotou diálogos abordando o tema junto à tropa, buscando atender aos seguintes objetivos: informar ao policial militar sobre a importância de reconhecer os sinais do problema; conhecer os atendimentos humanizados e programas existentes no âmbito da PMPA e demais instituições; fomentar a conscientização e o enfrentamento acerca dos problemas neurológicos, por meio da prevenção ativa, através da rede de apoio; e propor ações práticas de acolhimento, atendimento e solução das demandas provenientes da leucemia e doenças neurológicas, no âmbito interno da PMPA.
FOTO: ASCOM PMPA
Os militares tiveram um momento para perguntar e esclarecer dúvidas, como forma de agradecimento por sua colaboração, a Dra. Jamila Vaz Tavares recebeu o certificado de palestrante das mãos do Chefe do Estado-Maior, Cel. Ariel.
A Polícia Militar, por meio das palestras de conscientização, busca alertar e educar os militares sobre a importância da prevenção e do autocuidado, promovendo um ambiente mais saudável e informado para todos. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra as doenças crônicas.
FOTO: ASCOM PMPA