FOTO: PMPA
Visando promover a cultura de paz, criar, desenvolver e gerenciar programas de prevenção à violência e à criminalidade, o Comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, regularizou a padronização do Programa PMZITO em todas as regiões do Estado.
Nessa vertente, seguindo os protocolos da instituição Bicentenária de elaborar e implementar projetos de mobilização social para a melhoria da segurança nas comunidades, o Comandante de Policiamento Ambiental (CPA), Coronel Orlandino, viabilizou militares, que possuem formação como monitores do PMZITO a ministrarem aulas aos alunos de uma escola pública situada na ilha de Cotijuba, em Belém, com temáticas relacionadas à Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Prevenção ao uso de Drogas, entre outras.
Contando com a confiança de alunos e de profissionais da área da educação, uma equipe da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), prendeu um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (26), quando os policiais militares estavam ministrando aulas, dentro da malha curricular do Programa e foi informada que um dos alunos de 12 anos de idade estava guardando uma porção de entorpecentes para o padrasto.
Após o diálogo com o adolescente, foi mantido contato com o padrasto, o qual confessou ser o proprietário do entorpecente. Ele foi preso em flagrante e o garoto encaminhado para o Conselho Tutelar, onde recebeu atendimento psicossocial necessário.
Importância do Programa:
O PMZITO é coordenado pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), que atualmente é chefiado pelo Coronel Francisco. O Programa recepciona projetos institucionais da Polícia Militar, almejando mitigar problemas que possam ser, futuramente, potenciais vetores para o aumento da insegurança nas escolas e sociedade, como um todo, coibindo o uso de drogas, destruição do meio ambiente, violência no trânsito e violência doméstica, entre outras problemáticas.
FOTO: PMPA