Umas das estratégias utilizadas pela Polícia Militar para otimizar as ações de combate a criminalidade, principalmente o crime de tráfico de drogas, é a realização de ações em parceria com outras instituições que fazem parte do sistema de segurança pública estadual e municipal. Parcerias com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, entre outros órgãos tem apresentado resultados positivos no combate a ações delituosas tanto na capital quanto no interior do Estado.
Um grande exemplo do êxito das ações integradas ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), policiais militares do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) que atuam no município de Barcarena, e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), em conjunto com policiais civis da delegacia de Vila dos Cabanos, conseguiram apreender 10 Kg de entorpecentes durante uma abordagem no porto do Arapari.
As equipes participavam da “Operação Choque Duplo no Tráfico”, que tem como objetivo intensificar as ações de combate ao tráfico de entorpecentes durante o embarque e desembarque de passageiros e cargas que circulam pelo município a partir do porto Arapari, quando com apoio de cães de faro do BAC conseguiram interceptar, dentro de uma embarcação, dez tabletes de entorpecentes pesando 10 KG.
As equipes realizaram buscas para tentar identificar o proprietário da carga, contudo ele não foi encontrado. Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Vila dos Cabanos, onde o fato foi registrado.