FOTO: ASCOM PMPA
Na manhã desta sexta-feira, 28, o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, reuniu-se por videoconferência com os comandantes dos principais comandos de policiamento da capital e do interior, além dos diretores e chefes dos departamentos e diretorias do Comando Geral da Corporação. O objetivo do encontro foi discutir temas relacionados à gestão operacional e estratégica, com foco na Operação Carnaval Seguro 2025.
Foram abordados aspectos relevantes, como a logística para a mobilização dos policiais que atuarão nos 144 municípios do estado, o deslocamento de tropas e viaturas, as estratégias de policiamento e os investimentos destinados a diárias e despesas que serão utilizados durante a operação, que dependendo da região, está programada para ocorrer entre 26 de fevereiro a 7 de março.
A Polícia Militar atuará com um efetivo reforçado nos principais municípios onde ocorrerão programações carnavalescas promovidas pelas prefeituras. As ações de policiamento incluirão rondas nas rodovias, praias e balneários, com patrulhamentos motorizados e policiamento ostensivo a pé, garantindo a preservação da ordem pública e a integridade dos banhistas.
FOTO: ASCOM PMPA
Na região metropolitana de Belém e no interior do estado do Pará, as prefeituras realizarão eventos como shows, desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos, atraindo um grande público. Assim, a polícia atuará com efetivo ordinário, extraordinário e reforços, assegurando a ordem pública e a integridade dos participantes. As ações incluirão fiscalizações em bares, casas de shows e estabelecimentos similares, visando garantir o cumprimento da legislação e dos decretos estaduais e municipais vigentes, especialmente em relação à presença irregular de crianças e adolescentes. Além disso, haverá um foco na prevenção da poluição ambiental e sonora em locais de interesse operacional.
A Polícia Militar se compromete a atuar em todos os municípios do estado, promovendo a segurança pública no Pará, através do Policiamento Ostensivo Geral. O foco será na prevenção e repressão de práticas delituosas, em colaboração com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública nas esferas municipal, estadual e federal. O principal objetivo é garantir a segurança das pessoas que, em busca de opções de lazer, se deslocam para praias, igarapés e balneários durante o período de carnaval.
FOTO: ASCOM PMPA
A união de esforços e a preparação antecipada são fundamentais para proporcionar um carnaval seguro e tranquilo para todos os cidadãos e visitantes, assegurando que essa festa popular seja celebrada com alegria, paz e segurança.
O comandante-geral destacou a importância da Operação Carnaval Seguro 2025, afirmando que "será empregado um reforço significativo no policiamento em todo o estado, abrangendo 200 localidades atendidas." Ele enfatizou que o objetivo principal é garantir um carnaval seguro, com todos os esforços voltados para salvaguardar o patrimônio, a liberdade e a integridade física das pessoas. O comandante ressaltou ainda que a presença policial não apenas visa coibir práticas delituosas, mas também promover um ambiente de tranquilidade e diversão para todos os foliões e visitantes, assegurando que a festividade seja celebrada de maneira pacífica e ordenada. A operação reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar com a segurança da população paraense.
FOTO: ASCOM PMPA