O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e dos demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública, garantiu, pelo segundo mês consecutivo em 2025, uma redução histórica dos índices de violência contabilizados por meio dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
Os dados foram divulgados na manhã deste sábado, 1º, pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Fevereiro foi o melhor mês na redução do CVLI em toda a série histórica que está sendo contabilizada desde 2010. O estudo apresentado destaca que o comparativo entre 2018 e 2025 revela uma redução de 60,26%. Esse dado vai muito além de números estatísticos; significa que 2.138 vidas foram preservadas durante este período.
Ao longo de 6 anos, a Segurança Pública do Estado avançou, registrando contínuas reduções nos indicadores de violência. Os investimentos em equipamentos de alta tecnologia, novas viaturas, unidades policiais, instalação de câmeras de videomonitoramento e aquisição de câmeras corporais para os agentes públicos, além dos investimentos na formação de seus agentes, são os principais pilares que sustentam esse progresso.
Os resultados da contínua redução da criminalidade colocam o Pará na nobre missão de superar suas próprias metas positivas. O comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, destacou: “O governo do estado tem feito investimentos maciços na segurança pública, em infraestrutura e formação continuada. Isso reflete diretamente nos resultados. A missão da Polícia Militar é servir e proteger a sociedade paraense e, com a divulgação da contínua redução nos índices de criminalidade, podemos constatar que o nosso trabalho, aliado a todos os investimentos feitos e ao esforço conjunto com os demais órgãos de segurança, está entregando um serviço de qualidade à população.”
FOTO: ASCOM PMPA
Em suma, os avanços na segurança pública do Pará não apenas refletem a eficácia das políticas implementadas, mas também reafirmam o compromisso do governo em promover um ambiente mais seguro para todos os cidadãos. A continuidade desse trabalho, somada ao apoio da população e a colaboração entre os diversos órgãos de segurança, é fundamental para que possamos avançar ainda mais na luta contra a criminalidade e na construção de um estado mais seguro.
FOTO: ASCOM PMPA
FOTO: ASCOM PMPA