FOTO: PMPA
Durante o feriado de Carnaval, os municípios paraenses apresentam uma diversidade imensa de festividades, enquanto algumas cidades priorizam os desfiles de escolas de samba, outras comemoram em palcos montados nas praias, praças ou na orla e, ainda tem aquelas localidades que realizam grandes apresentações com atrações regionais e nacionais em trios elétricos.
Para garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões, independente do local escolhido para curtir o carnaval, o governo do Estado vai realizar durante todo o período carnavalesco a “Operação Carnaval Seguro 2025”. A ação conta com a participação de todas as instituições que compõem o sistema de segurança pública estadual. Entre eles a Polícia Militar que mobilizou um grande efetivo para participar da operação.
FOTO: PMPA
Uma das localidades contempladas com o reforço no policiamento coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foi o município de Abaetetuba, na região nordeste do Estado, a cidade é famosa pelo desfile de blocos que, puxados por trios elétricos, arrastam multidões pelo corredor da folia instalado na área central do município.
Policiais militares de unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB), foram deslocados para reforçar as ações preventivas e repressivas do 31º Batalhão da Polícia Militar (31° BPM), responsável pelo policiamento no município. A unidade presta apoio tanto ao carnaval oficial, promovido pela prefeitura, quanto para as dezenas de blocos que desfilam pelas ruas da cidade.
Além de atuar junto com o efetivo do 31º Batalhão em eventos de carnaval e no policiamento ostensivo do município, o reforço policial também participa de operações com outros órgãos, em ações de fiscalização de trânsito, nas principais vias da cidade e vistorias em bares e casas de shows.
Além disso, o deslocamento de militares da capital para o município também permite que os policiais da unidade consigam manter todas as atividades do policiamento ordinário mesmo com os inúmeros eventos carnavalesco e com a chegada de turistas na região.
FOTO: PMPA
"Com a chegada dos 36 polícias do reforço da “Operação Carnaval Seguro 2025” conseguimos organizar um planejamento que possibilita a unidade atuar com eficiência em todos os eventos de carnaval e, ao mesmo tempo, garantir que a população do município siga normalmente com as suas atividades diárias, sempre contando com o apoio da Polícia Militar", concluiu o Tenente-Coronel Costa, Comandante da unidade.