FOTO: PMPA
O Carnaval de 2025 na “Pérola do Caeté”, como é conhecida a cidade de Bragança, no nordeste paraense, conta com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Pará e prefeitura local, sendo marcado por diversas atrações regionais e nacionais, com apresentações na Orla do Rio Caeté e na Praça de Eventos da cidade.
Atento ao grande fluxo de pessoas e de veículos para essa localidade, durante o período carnavalesco, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), deslocou policiais militares, homens e mulheres que atuam na Região Metropolitana e em outras regiões para intensificar a segurança em Bragança, Tracuateua e no distrito de Ajuruteua.
FOTO: PMPA
Desse modo, além das equipes do 33° Batalhão de Polícia Militar (33° BPM), que é a principal unidade responsável pelo policiamento ostensivo na região, tropas do Comando de Missões Especiais (CME), Policiamento Ambiental (CPA), Especializado (CPE), Região Metropolitana (CPRM), Capital I e II (CPCI e CPC II) e Quartel do Comando Geral (QCG), também dão suporte às ações preventivas e repressivas até o fim do carnaval, que encerra na próxima quarta-feira (5).
Estratégias de segurança e paz social
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e atuando de forma integrada com os demais órgãos que compõem a referida secretaria, a PMPA disponibiliza maior número de viaturas e motos para realizarem o radiopatrulhamento na cidade, além de maior número de militares para realizarem o Policiamento a Pé nos entornos da orla e da Praça de Eventos, que são os dois principais locais de concentração do público.
“Diariamente o reforço de policiais tem ajudado a intensificar o policiamento da cidade de Bragança, também na cidade de Tracuateua e Ajuruteua. Isso tudo tem o seu objetivo, que é fornecer maior tranquilidade à população, aos brincantes que estão passeando, turistando na cidade. Dá uma sensação de segurança e também promover a paz social”, frisou a Tenente Fabianne, que atua como Oficial de Dia do 33° BPM.
FOTO: PMPA
Operação Carnaval Seguro 2025
Coordenado pela Segup a medida é uma ação especial que visa garantir a segurança e a tranquilidade pública durante o período de carnaval, contando com atuação de mais de 2 mil servidores emoregados em 72 localidades do Estado. Nesse contexto, a PMPA possui papel fundamental, sendo a instituição com maior número de agentes empregadas e tem objetivo de prevenir e coibir crimes, além de promover um carnaval mais seguro e divertido para todos os foliões.