As ações realizadas pela Polícia Militar são todas organizadas por um planejamento operacional, baseado em estatísticas criminais que apontam os locais onde o policiamento deve ser reforçado e os processos de policiamento que devem ser utilizados, bem como, pela análise dos resultados alcançados com a implementação das medidas de policiamento preventivo e repressivo. Devido a extensa área geográfica do estado e a rotineira necessidade de realizar o alinhamento das ações planejadas, o comando da Corporação emprega meios tecnológicos, entre eles, a videoconferência.
Na tarde desta quarta-feira (3), ocorreu, por meio de videoconferência, uma reunião presidida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, que contou com a participação dos Comandantes dos grandes Comandos de Policiamento da Capital e do interior. Além dos chefes e diretores de Departamentos e diretorias da corporação. Participaram da reunião o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Ariel, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Getúlio, o Chefe do Departamento Geral de Administração (DGA), Coronel Saraiva, o Chefe do Centro de Inteligência (CInt), Coronel Martins e os comandantes dos Comandos Operacionais Intermediários da capital e do interior do Estado.
O tema principal da reunião foi a avaliação dos resultados das ações implementadas pela Polícia Militar durante a “Operação Carnaval Seguro 2025”. Na avaliação apresentada pelo Chefe do DGO, em termos gerais, o estado apresentou redução nos números de crimes como roubos e furtos, fato diretamente relacionado com a ostensividade da PM nas localidades com maior fluxo de pessoas.
Contudo outros temas importantes foram tratados. Entre eles, o aprimoramento da Capacitação Operacional para o Aperfeiçoamento Policial (COAP). Assim como, a expansão, para todas as regiões do Estado do Núcleo de Análise Criminal (Neac), facilitando o planejamento do emprego do Policiamento Ostensivo Direcionado (POD)
O Coronel Dilson Júnior aproveitou a reunião para ressaltar os ótimos resultados nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) obtidos pela corporação, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com outros órgãos de fiscalização estaduais para coibir crimes e preservar vidas.
Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, os resultados decorrem dos esforços de cada um policial, desde o Soldado até o Comandante da unidade que se empenham diariamente na missão de servir e proteger, cada um contribui decisivamente para a redução histórica que temos alcançado. Somando a isso, os investimentos do governo do Estado na estruturação da Corporação demonstram o compromisso em proporcionar as melhores condições para que este excelente trabalho continue a ser desenvolvido. Todos estão de parabéns.