Em reconhecimento à importância da Mulher no seio da tropa, fonte de inspiração, força e resiliência, tal como a luta constante e incansável do gênero feminino por igualdade, justiça e direitos, a Polícia Militar celebra, nesta sexta-feira (7), solenidade militar alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
FOTO: PMPA
No Quartel do Comando Geral da Corporação (QCG), em Belém, dezenas de mulheres oficiais, praças, voluntárias civis e demais colaboradoras, de diferentes funções, foram homenageadas pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior. Para representar a tropa feminina e em agradecimento pelo profissionalismo e comprometimento, a Tenente Coronel Lindiany e a Subtenente Fernanda foram convidadas a fazerem uso da palavra e ambas receberam um buquê de flores.
FOTO: PMPA
“Estou aqui hoje, emocionada, orgulhosa e com a sensação de dever cumprido, porque não era fácil deixar na época filho na creche, pegar ônibus, vai e volta, e hoje, a sensação que eu tenho é que eu cumpri a minha missão como mãe, como mulher e também como profissional”, avaliou a Subtenente, Fernanda, representando as praças da PM.
FOTO: PMPA
A Tenente Coronel Lindiany, representando a classe das oficiais, ressaltou a ocupação dos espaços públicos pelo gênero feminino e a força cada vez maior da Mulher na PMPA. “É importante lembrar que ao longo do tempo, as mulheres conseguiram vencer mais uma barreira e adentrar em um universo que até então era exclusivamente ocupado por homens e, a partir de então, ter conquistado mais espaços e desempenhado papéis de destaque tanto no âmbito administrativo quanto nas atividades operacionais da instituição. Reforçando ao longo dos anos a competência e a importância das mulheres na segurança pública”, concluiu.
FOTO: PMPA
A Tenente Coronel Sâmara foi a comandante da tropa e à frente de cada pelotão do QCG, foi escolhida uma mulher, tudo preparado para criar um ambiente diferenciado e especial. Em seu discurso, o Comandante-geral destacou ações promovidas pelo Governo do Estado e pela PMPA para dar mais dignidade para as mulheres.
FOTO: PMPA
“Foi pensando nas mulheres que criamos, em nossa gestão, a sala de acolhimento para aquelas que possam ter sofrido algum constrangimento. Sabemos que existe a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres de homens agressores. E a gente não pode deixar de levantar essa bandeira nesse dia tão importante, que é alusivo ao 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A gente sabe da dificuldade de cada mulher, de cada mãe, mas a gente fica feliz de ver o momento histórico que a corporação vive com participação maciça das mulheres. E com esse próximo concurso a gente já fez os cálculos, vamos ter em torno de 30% das aprovadas mulheres, aumentando a presença feminina na corporação”, frisou o Coronel Dilson Júnior.
FOTO: PMPA
A presença feminina na Polícia Militar do Pará enriquece a Bi-Centenária Corporação de Fontoura com novas perspectivas, habilidades e experiências, tornando-a mais eficaz em sua missão de servir e proteger à sociedade paraense. Além disso, a valorização do papel da mulher na PMPA contribui para a quebra de estereótipos e barreiras, promovendo uma cultura de respeito e dignidade dentro da instituição.