Projeto de app idealizado por policiais do Pará se destaca concurso nacional

736dfa71 fcda 47f4 b332 1e0777102e41

Um projeto de aplicativo desenvolvido por policiais militares foi selecionado para concorrer na fase final do concurso “Hackathon – Tecnologias Disruptivas Segurança Pública”, promovido pelo governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A equipe formada pelo 3° Sgt  Nilson, 3º Sgt Michelli Brit, 3° Sgt Rafhael, 3° Sgt Rosemiro e pelo SD Thiago Cardoso, apresentaram o projeto para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.  

Com foco na valorização e cuidado da saúde mental desses profissionais de segurança pública, o projeto Ajuda+, desenvolvido pelos integrantes da Polícia Militar do Estado do Pará, tem o objetivo de desenvolver um aplicativo inovador com a capacidade de avaliar, diagnosticar e atender agentes de segurança pública em todo o Brasil, com foco na valorização e cuidado da saúde mental.

O aplicativo oferece ferramentas como Diário de Emoções que permite que os usuários registrem e acompanhem seu estado emocional diariamente, Educação Emocional que oferece materiais educativos sobre inteligência emocional e técnicas de enfrentamento, a Autoavaliação uma ferramentas para que os usuários avaliem seu bem-estar mental periodicamente e Comunidade Online: Espaço para interação entre agentes, promovendo suporte e compartilhamento de experiências. Além de, links úteis e acesso direto a profissionais de saúde mental.

O projeto foi desenvolvido a partir de estudos recentes que indicam um aumento nos casos de depressão e suicídio. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelou um crescimento significativo nas ocorrências de suicídio em aguns estados brasileiros. Além disso, o programa Escuta Susp, do Ministério da Justiça, alcançou a marca de mil atendimentos psicológicos desde sua criação em maio de 2024, evidenciando a demanda por suporte psicológico entre esses profissionais.

O concurso “Hackathon – Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública” é uma maratona de desenvolvimento de sistemas com o intuito de construir soluções tecnológicas que apoiem as execuções de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade, ou da melhoria na qualidade de vida dos profissionais de segurança pública. 

O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, é gratuito e aberto a todos, com distribuição de R$ 52.500,00 em prêmios. O Hackathon tem como objetivo fomentar a participação social na implementação e fiscalização de políticas públicas priorizadas pelo Plano Nacional de Segurança Pública, incentivando uma cultura mais colaborativa entre Estado e sociedade. 

O concurso foi dividido em três eixos temáticos, a equipe paraense concorreu no Eixo 3 - Plataforma de Autoavaliação de Saúde Mental: Desenvolver uma solução que permita aos profissionais de segurança pública realizarem autoavaliações periódicas de sua saúde mental, identificando áreas que necessitam de atenção e sugerindo ações corretivas. 

O projeto dos policiais paraense obteve a melhor pontuação entre todos os participantes da primeira fase, incluindo os projetos dos três eixos temáticos nos três eixos temáticos. O evento terá continuidade entre os dias 17 e 20 do mês corrente, no Distrito Federal, quando as equipes vencedoras irão apresentar seus projetos e serão conhecidos os vencedores do concurso.

2ea31d38 a70a 4353 a517 7d2a224f5f7b

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.